O governo dos Estados Unidos revelou oficialmente os números de consumo da nova geração do Bronco Sport, dados até então não divulgados pela Ford. As informações foram obtidas pelo Autoblog. De acordo com o órgão, o SUV tem rendimento de 10,6 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada (média de 11 km/l) com o motor 1.5 turbo de três cilindros, o mais econômico.
Já com o propulsor mais forte, o 2.0 turbo Ecoboost, de quatro cilindros, os números caem para 8,9 km/l na cidade e 11 km/l (média de 9,7 km/l), sempre com gasolina. Para ambos os motores, a caixa de transmissão é automática de oito marchas, por ora a única opção disponível para o Bronco Sport.
Apesar de parecer um consumo mediano, vale lembrar que os dois motores têm números de desempenho bem interessantes - 184 cv e 26,3 kgf.m no caso do 1.5 turbo e 248 cv e 38 kgf.m no 2.0 - e tração nas quatro rodas, o que faz com que os números divulgados não sejam tão ruins.
Para feito de comparação, um Volkswagen Tiguan 1.4 turbo - que por aqui seria rival da versão de entrada do modelo da Ford - tem média registrada de até 11,7 km/l (na estrada, com gasolina).
A resposta da Ford norte-americana para esses números é de que o Bronco Sport tem proposta mais off-road, portanto eficiência energética não é sua prioridade - e para quem quiser pensar de forma mais consciente, a recomendação da marca é levar para casa o Escape Hybrid, SUV de mesmo porte que consegue alcançar 17,4 km/litro.
Vale lembrar que o Bronco Sport (que tem 4,38 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos) deve chegar ao Brasil no ano que vem com proposta mais aventureira que a do Territory - que é mais classudo -, para brigar no andar de cima contra as versões mais caras de modelos como VW Tiguan, Peugeot 3008, Chevrolet Equinox e do próprio Jeep Compass, na faixa entre R$ 180 mil e R$ 215 mil.