A Nissan Motorsports e a lenda do drift Chris Forsberg criaram uma picape em parceria com o Nissan Design America que se transformou em uma "fera" de perfil baixo e alta performance. O resultado foi chamado de Nissan Frontier Tarmac Concept.
Ela fará sua estreia mundial no Sema Show (de Specialty Equipment Market Association) em Las Vegas (Estados Unidos), a partir do próximo dia 5 de novembro.
Como a história começou: os membros da Nissan Motorsports, Kevin Lutz e Paul Boyer, começaram a sonhar com o projeto em 2021 e estavam "ansiosos" para torná-lo realidade.
A Frontier Tarmac é uma verdadeira homenagem às "muscle trucks" (picapes com apelo esportiva, motor potente, tamanho e desempenho elevados) do passado, ao mesmo tempo em que apresenta melhorias substanciais de desempenho para se adequar à era moderna.
Forsberg adicionou uma superalimentação refrigerada a água ao motor V6 de 3.8 litros, bem como um protótipo de admissão de ar frio feito pela Nismo, de fibra de carbono, e um escapamento de alto desempenho.
Com tudo isso, a picape passou a ter 440 cv de potência com 55,2 kgf.m de torque. Os freios - também da Nismo - foram instalados usando montagens personalizadas e incluem rotores flutuantes e ranhurados de duas peças para ter maior potência nas frenagens. Há duas pinças na parte traseira, uma das quais ligada a um freio de mão personalizado para prática de... drifiting.
A modificação mais marcante está na suspensão: para deixar a picape mais próxima ao solo, a Nissan criou uma versão personalizada do seu protótipo de suspensão de rua de alto desempenho, que tem amortecedores semiestruturais nos quais as molas que suportam o peso estão montadas no próprio amortecedor (coil over), que é totalmente ajustável na frente e tem kit flip e entalhe em "C" na traseira.
A aparência reflete tudo isso.
A picape tem carroceria de fibra de carbono por toda parte, incluindo o spoiler da porta traseira, a cobertura do capô e os para-lamas ultra largos, que tornam a carroceria 4 polegadas mais larga do que a de uma Frontier normal.
A fibra de carbono também contrasta com a pintura Afterburn Orange. Para colocar toda a potência no asfalto, o time equipou a picape com rodas da Nismo personalizadas, também de fibra de carbono e de 20 polegadas, com pneus Yokohama Advan 315/35.
Por dentro, há um volante exclusivo de fibra de carbono e bancos da Recaro, que são revestidos com estofamento personalizado para complementar o exterior laranja vibrante. E graças ao novo freio de mão manual, o freio de estacionamento regular foi removido.
A equipe de Forsberg colaborou com os designers da Nissan de San Diego, que forneceram feedback sobre as principais modificações na postura e na carroceria da picape. O desenvolvimento durou seis meses.
Forsberg tem uma história de décadas de parceria com a Nissan. Começou em 2003, quando ele comprou um 350Z e se conectou com a equipe da Nissan Motorsports em corridas na Califórnia.
Desde então, competiu em inúmeros eventos em veículos Nissan – muitos dos quais ele personalizou com sua equipe internamente – do circuito de drift a corridas off-road.
A picape Tarmac é a mais recente vitrine da paixão de Forsberg. Ele espera que o conceito lembre as pessoas da praticidade divertida das picapes do tipo "muscle", ao mesmo tempo em que apresenta esse conceito aos motoristas mais jovens.
“Quero trazer de volta essa nostalgia. Você pode ter uma picape divertida, rápida e pronta para a pista e ainda jogar coisas na caçamba", finalizou.
Faça o anúncio do seu carro na Webmotors e seja visto por mais de 80 milhões de possíveis compradores. Somos o melhor site para você vender seu carro com rapidez, segurança e conseguir o melhor negócio.
Na Webmotors você paga apenas o anúncio, nós não cobramos uma porcentagem da venda do seu veículo. Seja para trocar de carro ou para garantir uma grana extra, aproveite e faça o seu anúncio. Clique aqui e crie seu anúncio!