A Nissan terá um carrinho elétrico nos moldes de BYD Dolphin Mini, JAC e-JS1 e Renault Kwid E-Tech - conhecido na Europa como Dacia Spring. O modelo será feito sobre a mesma base do Renault Twingo elétrico e, veja só, produzido em parceria com a Volkswagen.
O projeto é liderado pela Ampere, a nova divisão de carros elétricos do Grupo Renault. Sua chegada vai marcar o retorno da marca japonesa ao segmento de subcompactos, uma década depois do fim do Pixo, um carrinho que usava plataforma da Suzuki (que fazia o pequeno Alto).
O novo modelo foi confirmado por Makoto Uchida, CEO da Nissan, que deixou claro que a estreia desse novo produto não existiria sem o esforço e a colaboração da Ampere. A produção será feita na Eslovênia e acontecerá depois do surgimento do novo Micra (que no Brasil era conhecido como March), em 2025.
Por enquanto, poucos detalhes. Mas é praticamente certo que o carro - ainda sem nome - siga vários detalhes do Twingo elétrico, mostrado no final do ano passado.
Ou seja, espere por um veículo de porte subcompacto e de preço baixo, parecido com os do primo da Renault - na Europa, o Twingo custa menos de 20 mil euros (cerca de R$ 125 mil).
Se compartilharem conjunto mecânico, falamos de um carrinho com ciclo de percurso urbano, que tem consumo de 10 kWh por 100 quilômetros e alcance de aproximadamente 250 quilômetros no ciclo WLTP - o que daria algo próximo a 175 quilômetros no PBEV do Inmetro.