A Volkswagen escolheu um palco icônico para revelar uma edição especial do Golf GTI em comemoração aos seus 50 anos: a tradicional corrida de 24 horas de Nürburgring, na Alemanha. O evento reunirá fãs e entusiastas do modelo, reforçando o legado do hot hatch que se tornou referência em esportividade acessível.
O circuito de Nürburgring, conhecido como "Inferno Verde", sempre foi um campo de testes para a Volkswagen aprimorar o Golf GTI. Desde sua estreia, o modelo tem uma relação próxima com as pistas, o que torna essa apresentação ainda mais simbólica.
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Lançado em 1976, dois anos após a versão tradicional, o Golf GTI fará 50 anos em breve. No entanto, a Volkswagen decidiu antecipar as comemorações justamente para que o palco da festa fosse a corrida de 24 horas de Nürburgring, que acontecerá entre os dias 19 a 22 de junho de 2025.
De acordo com a marca, a edição comemorativa trará elementos exclusivos para homenagear as cinco décadas do GTI. Embora a Volkswagen ainda não tenha divulgado as especificações da edição especial do hot hatch, a revelação durante o evento já sugere que o modelo terá características inspiradas no DNA esportivo da marca.
Mas nós, brasileiros, temos um outro motivo para comemorar: é que, ainda no ano passado, a marca confirmou o retorno do veículo ao mercado nacional.
Por aqui, o Golf GTI será vendido na versão MK 8,5. Com atualizações visuais e tecnológicas, o modelo reforça a presença da marca no segmento de hatches esportivos e promete agradar quem sentia falta do ícone.
No mercado internacional, o Golf GTI MK 8,5 mantém a essência esportiva com um motor 2.0 turbo de 265 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. O propulsor trabalha em conjunto com um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas e tração dianteira. O hatch acelera de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e chega à velocidade máxima de 250 km/h.
No Brasil, a última atualização do Golf GTI ocorreu em junho de 2018, com despedida oficial em 2019. Na época, o modelo usava o motor 350 TSI 2.0 turbo de 230 cv e 35,7 kgfm de torque. O conjunto permitia ao hatch acelerar de zero a 100 km/h em 7 segundos, com velocidade máxima de 238 km/h.
Se o novo Golf GTI nacional mantiver a calibração do modelo europeu, chegará 35 cv mais potente e com 2 kgfm extras de torque. E será 1,1 segundo mais rápido na aceleração de zero a 100 km/h. Além disso, a velocidade máxima subirá para 250 km/h, tornando o modelo mais competitivo e alinhado às versões internacionais.
Além da edição especial, a Volkswagen reforçou seu compromisso com o legado do GTI. Com a eletrificação no horizonte, a marca já confirmou que o nome continuará vivo, indicando que um futuro GTI elétrico pode estar a caminho.