O segmento de hatches médios já teve dias bem melhores no Brasil e hoje representa apenas 1,14% do total de emplacamentos de carros de passeio este ano, de acordo com a Fenabrave, a fcaptionação das concessionárias. Para se ter uma ideia, de janeiro a outubro os seis modelos mais vendidos da categoria somaram apenas 17.201 unidades comercializadas, liderados pelo Chevrolet Cruze Sport6, com 6.012 emplacamentos.
Para a Lexus, a divisão de luxo da Toyota, volume de vendas não é uma prioridade, ainda mais se o modelo for voltado a um (ainda) nicho de mercado que são os carros híbridos. Por isso, a marca vende aqui o CT 200h, hatch médio que chega à linha 2018 com visual renovado e algumas outras novidades. Os preços sugeridos são de R$ 135.750 para a versão Eco e de R$ 153,3 mil para a opção mais completa, chamada simplesmente de CT 200h.
Com visual esportivo e mais luxo a bordo, a ideia é se distanciar em preço e sofisticação do Toyota Prius, que custa R$ 126,6 mil. O Lexus conta com o mesmo trem de força da geração anterior do Prius, combinando motor 1.8 a gasolina de ciclo Atkinson com outro elétrico para entregar potência combinada de 136 cv e consumo baixo: média de 15,7 km/l na cidade e de 14,2 km/l na estrada - números um pouco inferiores aos do Toyota, que pode rodar 18,9 km/l no ciclo urbano e 17 km/l no rodoviário, sendo o automóvel mais econômico do Brasil segundo o Inmetro.
Vale destacar que a nova geração do Prius, lançada aqui em junho do ano passado, é o primeiro modelo da Toyota e da Lexus a ser construído sobre a nova plataforma global TNGA, que servirá de base para o novo Corolla em 2019, e também conta com motor 1.8 associado a outro elétrico para entregar 98 cv e 14,2 kgf.m de torque. Tanto no Lexus quanto no Prius a transmissão é CVT.
Olhando do lado de fora, o novo CT 200h está com um visual mais esportivo e sofisticado, trazendo novo desenho da grade dianteira, semelhante ao de modelos maiores e mais caros da marca, além de para-choques e faróis redesenhados - que, agora, trazem luzes de condução diurna de LEDs. O desenho das luzes internas das lanternas traseiras, igualmente de LEDs, é outra novidade. As rodas de 16 polegadas também exibem novo desenho.
Por dentro, o hatch "premium" agora conta com novas opções de acabamento de couro, que pode ser preto, bege ou marrom bicolor na versão de entrada e bege combinando com marfim na mais cara. Ambas trazem de série central multimídia de 10,3 polegadas com GPS, DVD e TV digital, câmera de ré, som com oito alto-falantes e dois tweeters e ar-condicionado digital de duas zonas. As duas configurações também trazem oito airbags e controles de tração e estabilidade.
O CT 200h de topo se diferencia por contar com faróis full-LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória para o motorista. A versão Eco, por sua vez, agora tem os mesmos faróis de neblina de LEDs da opção mais cara.