Apresentada aos brasileiros durante o Salão Duas Rodas 2017, que vai até domingo (19) no São Paulo Expo, na capital paulista, a nova CBR 1000RR Fireblade é a Honda que muitos sonham, mas poucos podem ter. No entanto, quem visitar o estande da marca japonesa encontrará a nova Biz 2018, a Honda que poucos sonham, mas que muitos podem ter – os preços variam de R$ 7.590 a R$ 9.390. Modelo chega às concessionárias sábado, dia 18.
Nas versões 110i e 125i, a Honda Biz aposta em um novo visual – nada radical ao ponto de perder sua identidade – e novos recursos focados em praticidade, como uma tomada 12 volts para recarregar, por exemplo, smartphones, e um maior bagageiro sob o banco – com amplitude de 10 cm nas laterais, agora é possível transportar documentos em papel tamanho A4. A abertura também mudou, ficando centralizada na chave da ignição, e um gancho permite travar bagagens e sacolas evitando que se movimentem em virtude de solavancos causados pelos buracos das vias.
Já com relação ao design, a Biz 2018 traz novos faróis dianteiros, laterais e rabeta foram redesenhados, além de novas opções de cores - vermelho e branco para a 110i e branco perolizado, preto perolizado, vermelho perolizado e laranja perolizado para a 125i. O painel de instrumentos, na configuração 125i, agora é em LCD – destaque para a luz que indica se o motorista está pilotando de maneira econômica ou não.
E falando em economia – talvez o motivo de ‘11 em cada 10’ proprietários de uma Biz –, a Honda optou por manter o mesmo conjunto mecânico. Os motores bicombustíveis continuam refrigerados a ar e com injeção eletrônica, e a transmissão semiautomática de quatro marchas. A Biz 2018, de acordo com a Honda, crava 40 km/l em percurso misto (cidade/rodovia).
A novidade fica por conta da partida elétrica em todas as versões e o sistema de freio combinado CBS (Combined Brake System), que permite o pedal de freio atuar simultaneamente nas duas rodas, deixando o freio de punho atuando apenas na dianteira. Importante ressaltar que na Biz 110i os freios são a tambor em ambas as rodas, enquanto a Biz 125i utiliza disco na dianteira e tambor na traseira.