Apresentado em novembro de 2021, o novo Honda City Hatchback entrou em regime de pré-venda nesta terça-feira (01/02). Os clientes interessados já podem reservar o modelo em qualquer concessionária da marca no Brasil. Os preços começam em R$ 114.200, para a versão ELX, e R$ 122.600 para a topo de linha Touring.
O Honda City Hatchback chega para substituir o Fit, que não terá a nova geração no mercado brasileiro. Para ocupar o lugar deixado pelo monovolume, o hatch aposta no maior entre-eixos da categoria e na versatilidade do banco traseiro, que pode ser rebatido para carregar objetos grandes.
Com 4,34 metros de comprimento, o City Hatchback é 24 centímetros mais comprido que o Fit. O seu entre-eixos de 2,60 m é 7 cm maior que o do monovolume. Com o banco traseiro rebatido, o City hatch pode acomodar até 1.168 litros de volume total, contra 1.045 litros do Fit. No entanto, o seu porta-malas de 268 litros é menor que o compartimento de 363 litros de seu antecessor.
Assim como o novo City sedã, o hatch é equipado com o novo motor 1.5 flex aspirado de quatro cilindros, identificado pela nomenclatura DI DOHC I-VTEC. Esse propulsor entrega 126 cv de potência a 6.200 rpm e 15,5 kgf.m de torque a 4.600 rpm (números com gasolina).
O ganho de 10 cv em relação ao antigo 1.5 I-VTEC do Fit foi atingido com a adoção de injeção direta e duplo comando de válvulas. A única transmissão disponível é a automática de variação contínua (CVT) com simulação de sete marchas.
Segundo os dados de consumo do Inmetro, o City Hatchback faz 9,1 km/l com etano e 13,3 km/l com gasolina na cidade e de 10,5 km/l e 14,8 km/l na estrada (etanol/gasolina).
O City Hatchback é equipado de série com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); controles de estabilidade e tração; Isofix; chave presencial com botão de partida no painel; central multimídia com tela de 8" e conexão sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay; câmera de ré; lanternas de LED; rodas de liga leve de 16” com sensor de pressão dos pneus; faróis de neblina; borboletas para trocas de marchas no volante.
Também estão presentes os bancos revestidos de couro; painel com tela digital configurável de 7”; sensor de estacionamento traseiro e o LaneWatch, que aciona a câmera instalada no retrovisor do lado direito e mostra na tela da multimídia a imagem do ponto cego do veículo ao acionar a seta.
Na versão topo de linha Touring, o hatch ganha faróis e lanternas de LED, sensor de estacionamento dianteiro e o pacote de assistências de segurança Honda Sensing. Nessa versão, o sedã passa a contar com frenagem autônoma de emergência, leitor de saída de faixa com centralização e correção no volante, controle de cruzeiro adaptativo e ajuste automático do farol alto.