Honda mostra novo HR-V; pré-venda começa em agosto

Marca revela 2ª geração do SUV (a terceira no mundo) para o mercado nacional; modelo terá dois motores e quatro versões

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André Deliberato
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É oficial, o novo HR-V está entre nós. A Honda mostrou esta semana a jornalistas e outros convidados a nova geração do utilitário (a segunda no Brasil e a terceira de sua história) e anunciou início da pré-venda para o dia 2 de agosto - mas só das duas versões de entrada, com motor aspirado. Já as duas mais caras, turbinadas, ficam para outubro.

Conforme adiantado pelo WM1, serão quatro versões de acabamento, sendo duas com o motor 1.5 DI i-Vtec flex, aspirado de injeção direta (o mesmo utilizado pela família City); e duas com o inédito 1.5 DI VTec turboflex - o novo HR-V chega nas versões EX e EXL, iniciais, e as versões turbinadas receberão os sobrenomes Advance e Touring.

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Como é o novo HR-V

Em um primeiro momento, entre agosto e o começo de outubro, o foco da Honda será no faturamento das duas versões de entrada, EX e EXL. Depois desse período, a partir de outubro, iniciam-se as vendas das configurações turbinadas. Os preços, obviamente, não foram definidos ou revelados. Mas temos a diferenciação de equipamentos entre as versões.

Honda HR-V 1.5 EX (estimamos algo próximo a R$ 130 mil)

Virá de série com ar-condicionado com função automática e direção com assistência elétrica; vidros e travas elétricos; os versáteis bancos traseiros "Magic Seat"; botão de partida; central multimídia com tela colorida tátil de 8 polegadas; seis airbags; faróis e lanternas full-LED; rodas aro 17"; duas entradas USB traseiras; controle de descida (HDC); câmera no retrovisor direito e câmera de ré, além do pacote Honda Sensing que contém diversos itens de condução semiautônoma.

Honda HR-V 1.5 EXL (preço estimado: R$ 150 mil)

Acrescentará ao pacote da versão EX os seguintes itens: apoio de braço traseiro; bancos de couro; faróis de neblina; chave presencial; retrovisor eletrocrômico; rodas com pintura grafite; volante com revestimento de couro e aletas para troca de marcha; dois tweeters dianteiros adicionais e sensor de estacionamento traseiro.

Honda HR-V 1.5T Advance (preço estimado: R$ 165 mil)

Além do motor turbinado e mais forte (a potência e o torque não foram revelados oficialmente pela Honda, mas estimamos algo próximo a 177 cv e 24,4 kgf.m de torque), ele recebe tudo que já foi citado e ainda conexão com o app MyHonda Connect; carregador de celular sem fio no console; quadro de instrumentos em TFT; ar-condicionado de duas zonas; modo Sport no seletor de modo de condução; grade e para-choques frontais diferentes; ponteira dupla de escape; retrovisores com rebatimento e função tilt-down e sensor de estacionamento dianteiro.

Honda HR-V 1.5T Touring (entre R$ 180 mil e R$ 185 mil)

Versão topo de gama, como o carro que vocês conferem nas imagens e no vídeo desta reportagem, terá tudo que foi citado até agora com o acréscimo dos seguintes equipamentos: ajuste elétrico do banco do motorista; molduras das caixas de rodas pintadas de preto; partida remota do motor; mais dois tweeters traseiros adicionais; rodas com design exclusivo e abertura automática do porta-malas.

Honda HR-V 2023: nova geração tem design mais esportivo e usará dois motores 1.5, aspirado e turbinado
Crédito: André Deliberato/WM1
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Segurança em todas as configurações

Vale destacar que todas as versões vêm com o pacote Honda Sensing - inclusive as iniciais destacam isso no próprio sobrenome da configuração (a Honda chama os HR-V EX e EXL de "EX Honda Sensing" e "EXL Honda Sensing").

O pacote inclui câmera, radares e sensores frontais; sistema de frenagem autônoma de emergência; ACC com Stop&Go; alerta e corretor de permanência na faixa e ajuste automático do facho dos faróis baixo e alto.

Em termos de segurança, ele vem ainda com encostos de cabeça com redutores de impactos; Isofix e Toptether para fixação de cadeirinhas infantis; controle de tração e de estabilidade e assistente de partida em rampa - mais uma vez, em todas as versões.

Painel é totalmente novo e nas versões mais caras terá equipamentos comuns de SUVs dessa faixa de preço
Crédito: Divulgação
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Linha de motores 1.5

O motor 1.5 das versões iniciais é o mesmo utilizado pelo City. Ele tem 126 cv e 15,8 kgf.m de torque quando abastecido com etanol - e 15,5 kgf.m quando movido por gasolina, sendo que a potência é a mesma. Segundo a Honda, ele consegue fazer 8,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol e 12,7 km/l e 13,9 km/l, respectivamente, com gasolina.

O câmbio é sempre automático, do tipo CVT, com emulação de sete marchas. E o sistema de tração é dianteiro. Já as suspensões foram aprimoradas, de acordo com a Honda, mas seguem no padrão convencional de montagem: independente ao estilo McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira - portanto não há suspensão independente na parte de trás.

A plataforma, apesar de falarmos de uma nova geração, pode ser considerada a mesma do modelo anterior, embora com evoluções - portanto o tanque de combustível segue posicionado abaixo dos bancos, para quem sabe desse formatação do carro.

Em termos de dimensões, o carro cresceu, mas ele parece muito maior nas imagens do que quando visto pessoalmente. Agora o HR-V tem 4,33 m de comprimento (4,39 m nas versões turbinadas por conta de para-choques maiores), 1,79 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos - o antigo HR-V Touring tinha 4,33 m, 1,77 m, 1,65 m e 2,61 m, respectivamente.

O porta-malas, no entanto, ficou menor. Agora são 354 litros, contra 393 l oferecidos pelo modelo anterior.

O carro virá com oito opções de cores externas (Branco Tafetá, Branco Topázio, Plata Platinum, Cinza Basalto, Cinza Grafeno, Azul Cósmico, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio) e duas internas, uma mais escura e outra mais clara, exclusiva das versões com cores perolizadas (Cósmico, Basalto, Topázio e Grafeno).

Desenho mudou totalmente, assim como sua proposta. Preços serão anunciados durante esse 2º semestre
Crédito: André Deliberato/WM1
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