Vamos voltar alguns anos no tempo. O Honda S2000 original apareceu pela primeira vez em 1999 e foi criado para comemorar o 50º aniversário da Honda. Agora, rumores apontam que a marca japonesa planejaria repetir o feito um quarto de século depois ao criar uma nova geração do roadster para comemorar seu 75º aniversário, em 2024.
A Forbes relatou recentemente que a equipe de marketing da Honda "considera seriamente" desenvolver um novo S2000 e cita uma fonte próxima à marca. Ainda de acordo com essa fonte, a criação do Honda S2000 20th Anniversary Concept, revelado em janeiro deste ano no Salão de Tóquio, teve como objetivo manter a agitação para quando a nova geração finalmente for anunciada.
Todas as informações dessa reportagem são dos nossos parceiros do portal mexicano Autología. De acordo com eles, a Forbes diz em detalhes que o carro terá proporções semelhantes às do primeiro modelo, com alumínio e fibra de carbono na construção e peso inferior a 1.400 kg. Mecanicamente, poderia usar o motor turboalimentado da próxima geração do Civic Type R, que ainda não existe.
Por mais excitante que seja pensar em um novo S2000 de projeto totalmente renovado e tração traseira, esses rumores devem ser tratados com cautela porque seu retorno é esperado desde que o roadster saiu de linha, em 2009.
Além disso, vale lembrar que é cada vez mais raro desenvolver um conversível esportivo, já que vivemos em uma época em que as montadoras não têm muito orçamento para projetos especiais como esse, já que quase tudo vai para a área de eletrificação.
Uma maneira de fazer isso seria em equipe, como a Toyota e a BMW fizeram com as inéditas gerações de Supra e Z4, respectivamente. Mas também precisamos lembrar que historicamente a Honda é uma marca que prefere trabalhar por conta própria.
Portanto, o carro não seria barato, até para fazer valer o investimento de construção. Segundo estimativas norte-americanas, o novo Honda S2000 poderia passar dos US$ 50 mil - valor que se diretamente convertido para a nossa moeda ultrapassa os R$ 250 mil, isso sem considerar impostos e taxações.
Mesmo assim, é óbvio que um carro como esse seria oferecido a nichos do mercado brasileiro e muito bem-vindo por entusiastas da marca. Afinal, a título de exemplo, o novo Toyota Supra é um dos esportivos mais pedidos por abastados clientes da empresa rival.
Vale destacar que, além desses dois, lá fora a Subaru já tem um novo BRZ; a Mazda já começou a planejar a quinta geração do MX-5 e a Nissan fará uma reinterpretação da série Z.