Eis o Hyundai Elantra N. A marca sul-coreana, que vende o sedã médio há vários anos no tradicional mercado norte-americano, acaba de revelar o design e detalhes do modelo lapidado por sua divisão esportiva N, que começa a ser entregue até o fim do ano. Principais rivais, como não poderiam deixar de ser, são Volkswagen Jetta GLi e Honda Civic Si.
Por ora, no entanto, não há chances de vermos o carro no Brasil, afinal o segmento de sedãs médios não vai tão bem quanto o de SUVs. E, por aqui, é difícil ver algum player surgir com força para tirar a liderança do tão querido Toyota Corolla. Mas confira comigo a ficha técnica e a descrição do Elantra N e depois deixe no campo de comentários: seria uma ótima opção para nossas ruas, não seria?
O sedã pela primeira vez ganha tratamento da divisão N de carros esportivos da marca. Tem visual invocado, com para-choques dianteiro com entradas de ar maiores, dutos para melhor resfriamento dos freios e até uma linha vermelha que se estende pelas saias laterais e chega ao difusor traseiro, que tem duas saídas de escape, uma de cada lado.
Ainda na parte visual, a cor azul do carro das imagens é exclusiva da versão, assim como a asa sobre a tampa do porta-malas. Mecanicamente, em relação ao Elantra convencional, a configuração N recebe suspensão eletronicamente ajustável e sistema de escapamento com variação de vibração, para os puristas.
O motor é um 2.0 turbo de quatro cilindros que rende 280 cv e 40 kgf.m de torque, que pode ser aliado a uma caixa de câmbio manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem com oito velocidades - é o mesmo conjunto utilizado pelo i30 N.
A tração é dianteira, mas a Hyundai revelou que o modelo virá de série com diferencial eletrônico de deslizamento limitado (e-LSD), que diminui as saídas de frente (comum em carros com esse tipo de tração) em altas velocidades. E quem o guiar também pode escolher entre três modos de condução - chamados de "N Grin Shift", "N Power Shift" e "N Track Sense Shift".
Por dentro, o esportivo tem bancos com formato de conchas para segurar os passageiros, sistema que mede os tempos de voltas (na pista) oferecido pela central multimídia e um volante com o logo N na parte inferior, além de vários detalhes como costuras e logos da divisão espalhados pela cabine.
Resultado da brincadeira: segundos os dados oficiais, o Elantra N acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, alcança 230 km/h (limitada eletronicamente) e tem até sistema de controle de largada, como muitos carros esportivos de marcas premium, para oferecer ainda mais diversão ao motorista. Para efeito de comparação, o Jetta GLi faz o 0-100 em 6,8 segundos, embora chegue a 250 km/h.