O Hyundai HB20, que foi o segundo carro mais vendido em 2022, ficando atrás apenas da Fiat Strada, não teve um bom desempenho em fevereiro, despencando 10 posições na classificação geral em comparação com janeiro. Já o Volkswagen Polo, que recentemente ganhou versão de entrada Track (substituta do aposentado Gol), mostrou força e escalou o pelotão, subindo 13 colocações, no mesmo período.
De acordo com os dados divulgados nessa quinta-feira (2) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o HB20 emplacou no segundo mês do ano somente 2.992 unidades, o que lhe garantiu uma modesta 16ª posição, considerando carros de passeio e comerciais leves.
Para se ter uma ideia, em janeiro o hatch da Hyundai registrou 4.840 carros vendidos, o que lhe assegurou o sexto lugar no ranking geral.
E por conta exatamente deste bom desempenho nos primeiros 31 dias de 2023, o Hyundai HB20 ainda figura entre os dez carros mais vendidos, ocupando exatamente a 10ª colocação (7.832 emplacamentos).
Se o HB20 derrapou, o Polo “acionou o turbo” nas vendas e registrou um fevereiro muito positivo. Segundo dados da Fenabrave, o hatch da Volkswagen foi o 11º veículo mais vendido do mês, com 3.762 unidades vendidas – sempre levando em consideração carros de passeio e comerciais leves.
O desempenho contrasta com janeiro, quando o Polo teve somente 2.115 emplacamentos, assumindo a mediana 24ª posição.
Essa evolução, no entanto, não chega a ser uma completa surpresa por dois motivos. O primeiro é a aposentadoria definitiva do Gol, que deixou de ser fabricado e em fevereiro teve apenas algumas unidades residuais emplacadas (1.172). E o segundo é a chegada do Polo Track, modelo criado para ocupar exatamente o lugar do Gol.
No acumulado do ano, porém, o Polo precisará remar bastante para encostar nos top 10. O Volkswagen registou 5.877 emplacamentos nos dois primeiros meses do ano, o que lhe assegurou um modesto 17º lugar.