Conforme previsto pelo WM1, a Hyundai revela nesta semana o HB20 2023. O carro de passeio mais vendido do Brasil muda visualmente - principalmente do lado externo -, ganha design inspirado na nova filosofia estética de modelos da marca fora do Brasil e ainda passa por uma remodelação de versões.
A linha de versões deixa de oferecer a configuração Evolution - e, por enquanto, também a Sport, de visual mais invocado - e mantém os conhecidos sobrenomes Sense, Limited, Comfort e Platinum. Veja os preços:
A principal alteração é visual, até porque falamos de uma reestilização, não de uma nova geração. O HB20 ganha frente mais imponente e com linhas mais tradicionais, com grade trapezoidal dividida por uma barra central e faróis mais afilados, que são totalmente de LED nas versões mais caras - e com lâmpadas halógenas nas mais baratas.
Na traseira, a partir de agora, todo HB20 terá uma lanterna inteiriça, que percorrerá toda a tampa do porta-malas. No hatch as lanternas são de LED, mas a iluminação é só nas extremidades, e não na peça toda. No sedã, há um LED contínuo iluminado que percorre toda a peça, de um lado ao outro.
Fãs do carro e seguidores da Webmotors na internet criaram memes comparando o visual com o personagem "Ciclope", da franquia Marvel "X-Men". Mas a identidade é bacana, principalmente quando o carro é visto pessoalmente. E na humilde opinião deste escriba, o desenho no geral melhorou muito.
O interior é o mesmo e esta é outra boa notícia. Afinal, o painel do HB20 de segunda geração, revelado em 2019, foi um de seus maiores destaques. Mas há algumas novidades em equipamentos.
A partir de agora o ar-condicionado terá função automática na versão Platinum Plus. Também há um novo quadro de instrumentos 100% digital, chamado "Supervision Cluster", além do inédito carregador de celular sem fio, do novo revestimento interno e de incrementos no sistema ADAS, de itens de segurança e condução semi-autônoma. A central multimídia agora oferece CarPlay e Android Auto sem fio.
Já o sistema Bluelink segue sendo oferecido e agora também permite reconhecer alguns comandos pela voz do motorista - ou de algum passageiro, desde que configurado.
Como novidade, o "período de degustação gratuita" do Bluelink foi estendido de seis meses para três anos, válido a partir da data de compra - que se aplica também de forma retroativa a todos que compraram carros com Bluelink no passado, tanto para a família HB quanto para a linha Creta.
Já na parte mecânica, poucas alterações - até porque o trem-de-força do modelo já havia passado por uma recalibração no início do ano para atender às novas normas do Proconve L7. Mas abaixo vamos apontar os dados técnicos e relembrar os valores de consumo do HB20 atual, já que a Hyundai ainda não detalhou os números do novo modelo.
Nas versões Sense, Limited e Comfort, o carro usa o 1.0 Kappa flex, aspirado, de até 80 cv e 10,2 kgf.m de torque, que faz até 13,1 km/l na cidade e 15 km/l na estrada quando abastecido com gasolina - e ainda consegue entregar aceleração de zero a 100 km/h em 14,5 segundos e chegar a 161 km/h (dados de desempenho medidos com etanol).
Agora só na Comfort, na Platinum e na Platinum Plus o HB20 2023 usa o motor 1.0 turboflex da família Kappa, de sobrenome TGDi, capaz de render até 120 cv e 17,5 kgf.m de torque quando movido a etanol. Nessa configuração de motor, o zero a 100 km/h acontece em 9,3 segundos e a máxima é de 192 km/h (dados aferidos com etanol). Com gasolina, registra 12,2 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.
Agora o sistema de condução semi-autônoma conhecido como ADAS - que inclui centralizador do carro na faixa, com alerta e correção automática; faróis com regulador automático do facho; sensor de ponto cego; alerta de tráfego cruzado traseiro e sistema de frenagem automática de emergência - incorpora ao pacote um software capaz de reconhecer ciclistas na rodagem - até então inexistente.
Apesar disso, não foi dessa vez que o HB20 recebeu o piloto automático adaptativo (ACC). E para continuar atendendo às regras do Proconve L7, o carro volta a oferecer sistema start-stop, aquele que desliga e liga o motor em paradas rápidas para economizar combustível e reduzir as emissões de poluentes. Desde as versões Platinum, agora dá para ligar o carro pela chave presencial.
Outros recursos disponíveis são alerta de presença nos bancos traseiros; detector de fadiga; o citado sistema de farol alto adaptativo e o já conhecido sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Agora o carro também passa a oferecer seis airbags de série, em todas as versões.
Quanto às dimensões, anote os dados: 4,02 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e 2,53 m de entre-eixos, com 300 litros de capacidade no porta-malas. Na comparação com o HB20 anterior, alteração somente no tamanho total, que cresceu 8 centímetros (de 3,94 m para 4,02 m).
O novo HB20 começa a ser entregue nas próximas semanas em seis opções de cores: Branco Atlas e Preto Ebony, em tons sólidos; Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk, metálicas; e o azul perolizado chamado Sapphire Blue, que era exclusivo do sedã e agora estará disponível no hatch.