O mercado de picapes no Brasil está pegando fogo! Além da chegada de produtos inéditos, como Ram Rampage, Chevrolet Montana e Ford F-150, e do lançamento de diversas renovações e versões, como a nova geração da Ford Ranger e a Ram 1500 Limited, o segundo semestre promete pelo menos mais cinco novidades – clique aqui para saber quais.
No entanto, uma picape que não está confirmada, mas sempre é cogitada, poderia botar fogo no segmento, mais especificamente entre as caminhonetes intermediárias, que hoje tem a Fiat Toro como líder absoluta de vendas, e as presenças de Ford Maverick, Renault Oroch, e mais recentemente da Rampage. Estamos falando da Hyundai Santa Cruz.
A Hyundai Santa Cruz não chega a ser uma novidade. Ela foi apresentada como conceito no Salão de Detroit de 2015, e em 2017 a marca sul-coreana confirmou o início da sua produção para o mercado norte-americano.
O interessante é que, no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, a Hyundai teve como grande atração em seu estande uma picape-conceito chamada Creta STC, que exibia as linhas da Santa Cruz e fazia o brasileiro sonhar com a possibilidade de o modelo ser comercializado oficialmente no País. Desde então, a Santa Cruz é cotada para ser vendida por aqui, mas nunca sequer foi flagrada rodando em testes nas estradas brasileiras.
Atualmente, a Santa Cruz é oferecida em cinco versões de acabamento nos EUA, com preços entre US$ 25.700 (aproximadamente R$ 125.500, em conversão direta e sem impostos) e US$ 40.570 (cerca de R$ 200 mil).
Nas versões de entrada, o motor 2.5 de quatro cilindros é aspirado, bebe apenas gasolina e entrega 191 cv de potência e 19,5 kgfm de torque. A transmissão é automática de oito marchas (com conversor de torque), e a tração é dianteira.
As configurações mais completas proporcionam uma performance superior. O motor continua sendo o 2.5 de quatro cilindros a gasolina, mas passa a ser turbinado. Com isso, a potência chega aos 281 cv e o torque salta para 28,6 kgf.m. Neste caso, o câmbio também tem oito velocidades, mas é automatizado com dupla embreagem. Já a tração é integral.
Já em dimensões, a Santa Cruz é uma picape com 4,97 m de comprimento, sendo 3 m de distância entre-eixos. A largura é de 1,90 m e a altura é de 1,69 m.
Apenas para comparação, a Toro, líder absoluta de vendas, tem 4,94 m de comprimento, 2,98 m de distância entre-eixos, 1,67 m de altura e 1,84 m de largura (com os espelhos retrovisores). Já a Rampage tem 5,02 m de comprimento, 2,99 m de entre-eixos, 1,78 m de altura e 1,88 m de largura (com espelhos retrovisores).
Nas opções de entrada, a Hyundai Santa Cruz, tem capacidade para rebocar 1.580 quilos e para transportar 640 quilos. A caçamba tem capacidade volumétrica de 765 litros. Já as versões turbinadas conseguem rebocar até 2.270 quilos – dimensões da caçamba e a capacidade de carga são as mesmas das configurações aspiradas.