O Jaguar F-Type é um dos cupê mais bonitos e elegantes do mercado e, à primeira vista, não combina com um frugal motor de quatro cilindros. A Jaguar, no entanto, pensa diferente e, seguindo o mesmo caminho trilhado pela Porsche com a família 718, vai aderir ao chamado “downsizing”.
A marca britânica acaba de apresentar a nova opção de motor 2.0 turbo, da família Ingenium, que promete não manchar a imagem de esportivo de alta performance do F-Type: a unidade rende, de acordo com a fabricante, 300 cv de potência e 40,8 kgf.m de torque (a partir de apenas 1.500 rpm), números facilmente obtidos por um V6 aspirado.
As versões V6 e V8 supercharged, com potências variando de 340 cv a 575 cv, vão permanecer, não se assuste. Mas quem conhece o F-Type vai se perguntar: com quatro cilindros, como fica o ronco grave característico do cupê, uma das suas características mais marcantes? Os engenheiros da Jaguar dizem que não há motivo de preocupação: eles fizeram modificações pesadas nos sistemas de admissão e exaustão para o cupê manter o ronco brusco que todo o F-Type que se preze deve ter. A versão R-Dynamic, inclusive, conta com escapamento ativo, que permite regular a intensidade do som que sai do veículo com o motor 2.0, sempre acompanhado por transmissão automática de oito marchas, com tração traseira.
Com motor menor, o F-Type tem preço inicial no Reino Unido de 49,9 mil libras (cerca de R$ 196.000 na conversão direta), um pouco abaixo do valor inicial cobrado pelas versões V6 supercharged (52.265 libras ou R$ 205.300). No Brasil, onde o modelo ainda não está disponível com motor 2.0 (a previsão de chegada ainda será anunciada pela Jaguar local), os preços começam na faixa dos R$ 500.000.