A Jaguar sumiu. Presente no Brasil e em vários mercados do mundo, mas sem tanta presença como no passado - para quem não se lembra, a empresa chegou até a cogitar produzir o sedã XE no país -, a marca decidiu acabar com o portfólio atual de modelos e deixar somente o F-Pace em linha.
Quem disse isso foi o CEO da Jaguar Land Rover, Adrian Mardell, em entrevista ao portal Automotive Business da Europa. O SUV F-Pace vai continuar porque é o único produto lucrativo atual. Os outros (e aqui falamos de XE, XF, E-Pace, I-Pace e F-Type) saem de linha.
A mudança faz parte do plano da empresa de oferecer apenas carros elétricos a partir dos próximos anos. Portanto, é de se imaginar que o F-Pace conviva por algum tempo com as novidades que virão, mas que também saia de linha futuramente.
Para fazer essa transição, a fabricante precisou mudar de postura e investir. O plano "Reimagine", que foi anunciado pela empresa em 2021, garantiu que a marca iria se tornar a primeira fabricante de carros 100% elétricos do Grupo JLR. A ideia é de que isso já aconteça em 2025.
Ou seja, o F-Pace deve ter pouco mais de um ano de vida. E é provável que as primeiras unidades dos modelos elétricos da fabricante de luxo comecem a rodar em testes nos próximos meses.
A Jaguar, vale lembrar, foi uma das primeiras marcas a apostar em carros elétricos - com a estreia do I-Pace, que aconteceu em 2018 - e no ano seguinte, em 2019, no Brasil.
Mas fica evidente que a marca precisa de renovação. O I-Pace já está um passo atrás dos demais concorrentes (como os modelos da linhe e-tron, da Audi; da família EQ, da Mercedes; e dos modelos da série iX, da BMW).
Os modelos com motor a combustão também estão defasados. O F-Pace, ainda que lucrativo, é um SUV que foi lançado em 2013. Os sedãs XE e XF, de 2015, quando as atuais gerações foram lançadas. E o SUV compacto E-Pace, que compartilha plataforma com o Evoque, é de 2017.
De acordo com a imprensa europeia, um primeiro modelo será apresentado em breve para liderar as novidades eletrificadas da empresa. Em formato de GT (Grand Tourer), quase como se fosse uma nova geração do I-Pace, ele vai estrear a nova plataforma de carros elétricos da Jaguar.
Depois dele, três novos modelos da empresa britânica deverão ser feitos sobre essa arquitetura. Vale dizer que essa base de construção também dará origem a um modelo 100% elétrico da Range Rover, linha de luxo da Land Rover.
Há chance de um desses modelos da Jaguar ser o XJ, sedã grande da empresa que saiu de linha em 2019 e que ficou conhecido por ser um dos modelos mais luxuosos e icônicos da empresa.