Kia Tasman estreia amanhã; veja o que já sabemos

Picape da marca coreana será o principal lançamento da empresa este ano. Modelo terá motor a diesel e estilo "quadrado"

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Kia Tasman estreia amanhã; veja o que já sabemos
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de revelar, no início da abril, o nome de seu novo produto, e de mostrar no final daquele mês a primeira imagem da Kia Tasman, agora é oficial: a picape média será lançada amanhã (16/07).

Seu objetivo é claro: ser mais uma opção no mercado de picapes "pequenas" dos Estados Unidos - portanto, abaixo do segmento das full-size, como Ford F-150, RAM 1500, Chevrolet Silverado e cia.

Por aqui, o papo será mais certeiro: encarar modelos médios como Toyota Hilux, Ford Ranger, Nissan Frontier, Fiat Titano, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok e demais modelos vendidos no país.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O que já se sabe sobre a Kia Tasman

Note que a imagem oficial mostra a Kia Tasman camuflada - estratégia comum entre as marcas.

Mas dá para ver que o modelo terá design mais "quadradinho", com dianteira alta, caixas de rodas bem demarcadas e estilo clássico. Desenho parecido com o da Jeep Gladiator, embora o modelo da marca norte-americana seja bem maior.

Quase como uma picape com jeitão militar.

Kia Tasman
Kia Tasman será lançada no mundo em 2024 e deve chegar ao Brasil em algum momento de 2025
Crédito: Divulgação
toggle button

Alguns vídeos da picape camuflada rodando em testes pelos Estados Unidos mostram detalhes da cabine, que deverá ter os mesmos bancos do Sportage, o painel da moda - aquele com uma grande tela digital que une o quadro de instrumentos e a central multimídia na mesma peça - e um seletor de marcha posicionado na coluna de direção.

O motor da Kia Tasman será confirmado amanhã, mas a mídia americana crê em um 2.2 turbodiesel de quatro cilindros que é amplamente utilizado no Grupo Hyundai-Kia, por modelos como o novo SUV Santa Fe e o Sorento.

Nesses veículos, esse conjunto rende 200 cv de potência e aproximadamente 45 kgf.m de torque. Além disso, é sempre acoplado a uma caixa de câmbio automática de oito marchas.

Fontes ligadas à Kia confirmaram que a marca também estuda a ideia de uma versão de entrada mais simplificada, com câmbio manual, que ainda está para ser definida.

A Kia Tasman deve ter configurações com cabine simples e cabine dupla, sempre com o maior nível de capacidade de tração 4x4, como um modelo dessa categoria exige.

A picape chegará primeiro na Austrália - vale lembrar que o nome é uma referência à Tasmânia, ilha encostada naquele país que é conhecida por lindas paisagens e por ser a terra do Taz, personagem de Looney Tunes -, e depois será lançada nos EUA, Ásia, América Latina, África e Oriente Médio.

A Kia já disse que pretende produzir mais de 100 mil unidades da Tasman por ano. Hoje, o mercado de picapes médias no Brasil emplaca cerca de 60 mil unidades por temporada.

Comentários