Kombi pode voltar ao Brasil como elétrico de luxo

Conhecemos a Volkswagen ID. Buzz, van totalmente elétrica inspirada na primeira geração da Kombi mostrada no RiR 2022

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Kombi pode voltar ao Brasil como elétrico de luxo
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Conhecemos neste final de semana a nova geração da Kombi, agora totalmente elétrica e chamada oficialmente de Volkswagen ID. Buzz.

O carro foi apresentado ao público no Rock in Rio 2022 e estreia a fase de clínicas que a Volks irá fazer nos próximos anos. Se a aceitação for boa, ela pode desembarcar como carro elétrico de luxo, claro que para um público super de nicho, com preço que deve encostar nos R$ 500 mil.

A ID. Buzz é mais um carro da família ID de EVs da marca - e para ver o teste que fizemos com ela, é só clicar aqui. Por aqui, a VW também já mostrou (mas ainda não lançou) a dupla ID. 3 (hatch) e ID. 4 (SUV). Lá fora ainda existe o ID.5 (SUV-cupê) e um carro de corrida chamado ID.R.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é a nova Kombi

Totalmente elétrico, o modelo é baseado visualmente na primeira geração da Kombi, a T1, do final dos anos 1940. É mais um carro feito sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen, que hoje faz 30% de todos os EVs do Grupo - e que até 2025 promete fazer até 80%.

Na Europa, a ID. Buzz começa a ser vendida neste mês de setembro por preços entre 54 e 64 mil euros. Com o atual conjunto mecânico, sua autonomia máxima é de 425 quilômetros. Tem cinco lugares na versão para passageiros, mas dois bancos extras são oferecidos como opcionais.

Ela vem com bateria de 77 kWh que fornece corrente para o motor elétrico de 204 cv que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, de corrente alternada (AC), é de 11 kW. Com uma tomada CCS, naquelas estações de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em 30 minutos, segundo a Volks.

Entre a lista de equipamentos está o sistema de alerta local "Car2X", que usa sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detectar perigos em tempo real; o Front Assist; o Lane Assist e o "Travel Assist com Swarm data", que facilita a condução semiautônoma em todas as velocidades e, pela primeira vez, entrega uma mudança de faixa assistida na estrada.

 Kombi ID. Buzz, a Kombi elétrica, foi mostrada ao público no Rock in Rio 2022
Kombi No Rock In Rio
Legenda: Kombi ID. Buzz, a Kombi elétrica, foi mostrada ao público no Rock in Rio 2022
Crédito: Divulgação
toggle button

Volks lança programa Abasteça Consciente

A Volks também aproveitou a ocasião e o encontro com os jornalistas para lançar o programa Abasteça Consciente, desenvolvido em parceria com cinco empresas, que a partir de agora podem oferecer benefícios exclusivos aos consumidores - que tiverem qualquer modelo flex equipado com o sistema multimídia VW Play.

A ideia faz parte da meta "Way To Zero", já que a empresa quer ser neutra em emissões de CO² até 2050.

Em parceria com Bosch; Localiza; Raízen, licenciada da marca Shell; Volkswagen Financial Services e LM; União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), a Volks quer incentivar o uso do etanol para abastecer seus carros flex com benefícios exclusivos - de cada uma das empresas.

Além de evitar emissão de até 90% menos de CO² na atmosfera quando comparado à gasolina, a Volkswagen promete oferecer descontos em produtos e serviços aos seus clientes por meio de um programa de pontos - que será divulgado em breve.

Programa Abasteça Consciente da Volks quer conscientizar as pessoas sobre o uso limpo do etanol
Crédito: Divulgação
toggle button

A Bosch, por sua vez, vai desenvolver uma tecnologia que irá auferir os dados de quanto CO² deixará de ser emitido caso o cliente opte pelo etanol, em detrimento à gasolina - e dessa forma atuar como "radar de CO²", monitorando o veículo e a opção do motorista. Isso resultará em uma estimativa sobre a quantidade de gás carbônico que deixará de ser emitida no meio ambiente.

A Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da Shell, outra parceira do programa "Abasteça Consciente" com o aplicativo Shell Box, permitirá que o motorista faça pagamentos nos postos Shell de forma digital, rápida e segura, pelo celular.

Já a Localiza vê com grande importância a descarbonização que a Volks decidiu adotar, uma vez que detém cerca de 500 mil veículos em sua frota. Hoje, a empresa diz estar formulando um programa de benefícios para os clientes VW.

Volkswagen Financial Services e a LM também fazem parte do programa e devem estruturar em breve seus programas para os clientes que fizeram a opção pelo etanol. A iniciativa conta com apoio da Unica, associação que representa os principais produtores de etanol da região Centro-Sul do País.

De acordo com a Volks, o Programa "Abasteça Consciente" estará disponível a todos os clientes VW que atendem aos requisitos anunciados em poucos meses.

Comentários
Wid badge