Sem muito alarde, de maneira estratégica e no seu ritmo, a Lexus aos poucos vai conquistando espaço no mercado brasileiro. E dentro deste planejamento - que tem funcionado muito bem, pois o crescimento no número de vendas ano a ano não nega -, a marca japonesa lança no mercado brasileiro o novo NX 450h+ Plug-in.
Trata-se de um SUV com design arrojado e elegante ao mesmo tempo. O sistema de propulsão é híbrido, com tecnologia de plugar na tomada para recarregar as baterias. O conjunto fornece tecnologias, requinte e rodar na medida certa e, acima de tudo com muita personalidade. Características que o tornam extremamente interessante em um segmento com rivais de pesos de marcas do calibre de Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo.
O preço inicial é R$ 457.990. Importante ressaltar que a Lexus, assim como a Toyota, oferece o plano de 10 anos de garantia para o veículos e também para a bateria do sistema híbrido, algo lançado recentemente no Brasil e que beneficia também os carros produzidos e comercializados desde 2020.
O Lexus NX 450h+ tem sistema híbrido plug-in e 55 quilômetros de autonomia no modo elétrico
Crédito: Divulgação
Como funciona o sistema híbrido do NX 450h+?
Trata-se de um veículo híbrido plug-in. Ou seja, que precisa conectar-se a uma tomada para recarregar a bateria. No NX 450h+ este conjunto é formado por três motores, e todos podem tracionar as rodas.
São dois elétricos, um posicionado no eixo dianteiro com 182 cv de potência máxima e torque de 27 kgf.m, e outro no eixo traseiro com 54 cv de potência e 12,1 kgf.m de torque. Já o propulsor elétrico é um 2.5 litros de quatro cilindros, aspirado, que consome apenas combustível.
Este motor térmico entrega 187 cv a 6.000 rpm e 23,6 kgf.m de torque a 3.700 rpm. Todo esse conjunto, combinado, proporciona 308 cv de potência máxima (o torque combinado não é divulgado pela marca).
A transmissão é automática continuamente variável (CVT) do tipo planetária e com tecnologia shift-by-wire, que troca conexões mecânicas por comandos elétricos. E a tração integral (AWD) se ajusta não apenas às necessidades do solo, mas também à forma de condução do motorista. Tudo de maneira muito suave e imperceptível.
E apenas para não deixar passar em branco a performance, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em apenas 6,3 segundos, o que é um bom número para um SUV que pesa 2.070 quilos.
O design cheio de personalidade é um dos pontos fortes do Lexus NX 450h+
Crédito: Divulgação
Qual o consumo do NX 450h+?
Seguindo as normas do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBEV) do Inmetro, o Lexus NX 450h+ faz 14,5 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada. Números realmente interessantes, mas que poderiam melhores. Ah! A autonomia do carro no modo 100% elétrico é de 55 quilômetros, em média.
Vale lembrar que as baterias são de íons de lítio de 18,1 kWh, e que levam 2h45 para serem recarregadas completamente. Detalhe importante: o modelo tem de série um carregador portátil e um Wallbox para ser instalado onde o proprietário escolher (casa ou escritório).
Confira todas ofertas relacionadas no Portal Webmotors
O que é mais marcante em um Lexus não é a performance, o requinte ou as tecnologias, mas com certeza o design. De longe, seja dia ou noite, é possível identificar um Lexus. Seja por conta de suas linhas com vincos expressivos e a ausência de apliques, seja pela grade frontal ampla e faróis afilados totalmente de LED, ou pelas lanternas traseiras com barra iluminada na tampa do porta-malas (tudo de LED, também).
Outros pontos que chamam muito a atenção no visual do NX 450h+ são a linha de cintura alta, a área envidraçada reduzida e as rodas de 20 polegadas que calçam pneus de perfil mais fino (235/50 R20) - tudo isso transmite a sensação de um utilitário esportivo musculoso. E deixa claro, com seus balanços dianteiro e traseiro longos, que estamos dentro de um carro 100% urbano.
O SUV da Lexus tem 4,66 metros de comprimento, 2,69 metros de entre-eixos e porta-malas para 520 litros
Crédito: Divulgação
Qual o tamanho do NX 450h+?
O NX 450h+ é um SUV com medidas avantajadas. São 4,66 metros de comprimento, excelentes 2,69 metros de distância entre os eixos, 1,86 metro de largura, 1,67 metro de altura, e um porta-malas com capacidade para mais que suficientes 520 litros. O tanque de combustível leva até 55 litros de gasolina.
Como é o interior do Lexus NX 450h+?
O interior é extremamente refinado. Aliás, são quatro tonalidades possíveis, que o cliente pode escolher independentemente da cor externa da carroceria - são oito opções. Caso queira uma combinação que não seja muito comum, em até cinco meses a Lexus entrega o carro ao proprietário.
Bancos revestidos em couro (com ventilação e aquecimento nos dianteiros e apenas aquecimento no traseiro), materiais emborrachados, black piano, cromados. Tudo está presente. E sem exageros, o que é o mais importante. Existem botões também no console central e na central multimídia com tela de 14 polegadas (enorme), que é sensível ao toque e que reúne os comandos da maioria das funções do carro.
O painel de instrumentos 100% digital transmite todas as informações necessárias do carro - tem até dados demais, na verdade, que acabam deixando o motorista meio perdido no início. O volante é multifuncional e tudo está perfeitamente posicionado para as ações do motorista.
O interior tem quatro opções de cores e a tela de 14 polegadas da central multimídia chama a atenção
Crédito: Divulgação
Quais são os itens de série do novo Lexus?
A lista de equipamentos de série do NX é extremamente extensa. Os destaques vão para as tecnologias de assistência de condução, que são completas e têm excelente funcionamento. Confira abaixo todos os itens:
Acabamento interno com revestimento em couro (detalhes do volante e manopla de transmissão) e partes revestidas em madeira (detalhes nas portas)
Bancos com revestimento em couro e partes em material sintético premium
Barras Longitudinais no teto em alumínio na cor prata
Faróis com três LEDs, acendimento automático, ajuste automático de altura e lavadores
Grade frontal composta por blocos em forma de "U"
Iluminação interna multicolor
Luzes de rodagem diurnas (DRLs) de LED em forma de "L"
Teto solar panorâmico
Volante de três raios multifuncional com controles de áudio, voz, computador de bordo, telefone, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa e aquecimento
Ar-condicionado dual zone digital integrado frio e quente, sensor de umidade e sistema S/Flow (direcionamento automático do fluxo de ar para os bancos dianteiros com ocupantes)
Ajuste elétrico para rebatimento do encosto dos bancos traseiros
Banco do motorista com regulagem elétrica para 12 posições e três memórias
Banco do passageiro dianteiro com regulagem elétrica para oito posições
Bancos dianteiros com sistema de aquecimento e ventilação
Bancos traseiros com sistema de aquecimento
Bancos traseiros bi-partidos com descansa-braços central e dois porta-copos
Computador de bordo com funções de: consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, pressão dos pneus, informações de áudio
Coluna de direção com ajuste elétrico para altura e profundidade
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (Adaptative Cruise Control)
Descansa-braços dianteiro com porta objetos
Desembaçador do vidro traseiro
Easy Acess (Recolhimento automático do banco do motorista e volante ao desligar o veiculo)
Entrada para conexão USB (dois dianteiros + dois traseiros)
Espelho retrovisor interno digital antiofuscante (eletrocrômico)
Espelhos retrovisores externos eletrorretráteis automáticos, com regulagem elétrica, sistema de aquecimento, indicadores de direção, antiofuscante (eletrocrômico) e rebatimento "tilt down"
Limpadores do para-brisa com temporizador de velocidade e sensor de chuva
Luz de leitura individual dianteira sensível ao toque e iluminação traseira para leitura
Paddle Shifts no volante
Porta-luvas com iluminação interna e chave
Porta-malas com abertura e fechamento elétrico e sistema "hands-free" (sensor por movimento localizado embaixo do para-choque traseiro)
Porta-malas com iluminação interna, ganchos de fixação de bagagens e capa retrátil
Para-sol do motorista e do passageiro dianteiro com espelho de cortesia
Head-up Display (Com informações sobre velocidade, navegação GPS, áudio, força G e assistente de direção
Seleção de modo de condução (Eco, Normal, Sport, EV)
Sistema Bluetooth (acesso pela multimídia) com microfone e amplificador
Sistema de navegação GPS (multimídia Lexus)
Som premium Mark Levinson com 16 alto-falantes + um subwoofer
Sistemas de conectividade: Apple Carplay, Android Auto e Miracast
Sistema multimidia Lexus com áudio compativel com arquivos de alta resolução e tela de LCD de 14 polegadas'
Sistema Wellcome Ligths (acendimento automático das maçanetas, luzes internas e luzes cortesia, por identificação de aproximação da chave do veiculo)
Smart Entry: destrava das portas (portas dianteiras e porta-malas)
Ignição do motor por botão
Vidros com proteção UV
Para-brisa com isolamento acústico e vidros laterais (portas do motorista e do passageiro) com isolamento acústico e repelentes a agua (hidrofóbicos)
Carregador de celular sem fio
Air bags de cortina (dois com duas bolsas cada)
Air bags de joelho: um para motorista
Air bags frontais: um para motorista e um para passageiro dianteiro
Air bags laterais: um para motorista e um para passageiro dianteiro
Alças de segurança (retrátil), duas frontais e duas traseiras
Suporte à frenagem de estacionamento (PKSB)
Alertas sonoro e visual para o uso dos cintos de segurança dianteiros e traseiros
Assistente de pré-colisão (Pre-Crash System – PCS) com alertas sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática (acima de 20 km/h)
Chave com comandos integrados (trava das portas, alarme e abertura do porta-malas)
Dois cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionadores e limitadores de força
Três cintos de segurança traseiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionadores e limitadores de força
Faróis de neblina dianteiros em LED + luzes de iluminação laterais (Cornering Lamp)
Farol alto com sistema adaptativo de iluminação (Adaptative High Beam System - AHS)
Farol de neblina traseiro
Intelligent parking assist - IPA
Brake Light
Radar de verificação de perímetro (Safety exit assist - SEA)
Sensores de estacionamento de proximidade (quatro frontais + quatro traseiros)
Sistema Adaptativo Automático das Luzes Diurnas de LED (Daytime Running Lights - DRL Mode)
Sistema de abertura de portas (E-Latch)
Sistema de Assistência ao Arranque em Subida (Hill-Start Assist System - HAS)
Sistema de Controle de Estabilidade Veicular (Vehicle Stability Control - VSC) com Assistente de Reboque (Trailer Sway Control - TSC) e Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist - ACA)
Sistema de Controle Eletrônico de Tração (Traction Control - TRC)
Sistema de corte de combustível em colisões
Sistema de identificação de ponto cego (Blind Spot Monitor)
Alerta de saída de faixa (Lane Tracing Assist – LTA)
Sistema Isofix para fixação de assento infantil no banco traseiro com três pontos de ancoragem
Vidros com sistema antiesmagamento e travas elétricas nas quatro portas com sensores de velocidade