Lexus UX 300h chega para ocupar lugar do UX 250h

Crossover compacto oferecido como carro de entrada da marca ganha nova geração do sistema híbrido e retoques no design

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André Deliberato
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A Lexus trocou a oferta de seu modelo de entrada no Brasil. O UX 250h dá lugar, a partir de agora, ao UX 300h. Apesar do "aumento" do número, ele continua sendo um crossover compacto. E chega para disputar clientes com BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA, entre outros.

As maiores novidades estão no sistema híbrido, que ganhou nova geração (a quinta de sua história) e deixou o carro mais potente (salto de 182 cv para 198 cv). Também há mudanças no design, no painel e no sistema de transmissão.

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O UX 300h chega em versão única, por R$ 299.990, e ocupa de uma só vez o lugar das três configurações do 250h que eram oferecidas - que custava R$ 313.990 na versão topo de linha, importante lembrar. A Lexus vê a introdução do UX 300h como "evolução natural do crossover".

O Lexus UX 300h custa R$ 14 mil a menos que o UX 250h, seu antecessor, e tem 16 cv a mais
Crédito: Divulgação
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O que muda no Lexus UX 300h

Visualmente, mudanças sutis. Na frente, o carro manteve o formato que a marca chama de "spindle grille", que forma a estrutura da grade com o para-choques e caracteriza os faróis com a assinatura em "L" da empresa em LED.

As rodas, de 18 polegadas, são inéditas. A traseira tem novo para-choques e manteve as lanternas unidas luminosamente por LEDs - o UX, aliás, foi um dos primeiros carros com  esse padrão no Brasil, lá em 2019, quando estreou na versão 250h.

E por baixo?

O SUV compacto - que tem o porte de um Volvo EX30, para se ter uma noção - usa um motor 2.0 a gasolina de 152 cv de potência e 18,8 kgf.m de torque combinado a um elétrico de 112 cv e 20,6 kgf.m. A potência combinada do conjunto é de 198 cv e o torque combinado não é revelado.

Mas a Lexus garante que o novo trem de força dá ao carro uma performance "mais responsiva". O SUV ganhou até sistema de vetorização de torque.

Já o câmbio tem uma importante novidade: a partir de agora, o crossover usa uma transmissão CVT do tipo "planetária" com tecnologia shift-by-wire, que substitui as engrenagens mecânicas por comandos elétricos. Tecnicamente, isso faz com que as "trocas" sejam mais rápidas.

No consumo, a promessa da empresa é que o carro faz mais de 17 km/l. Anote os dados oficiais, segundo a Lexus: 17,3 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada.

O Lexus UX 300h tem central multimídia levemente inclinada ao motorista e comandos sobre a caixa de direção
Crédito: Divulgação
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Na cabine

Por dentro, o carro agora oferece quadro de instrumentos 100% digital com tela de 12,3 polegadas e central multimídia ainda maior do que antes, também com 12,3 polegadas. A partir desta nova linha 2025, o sistema também permite conexão via CarPlay ou Android Auto sem fio.

São cinco entradas USB no total espalhadas pela cabine: duas USB-C no console, duas para quem vai nos bancos de trás e uma USB-A extra para os passageiros traseiros.

Completo em segurança, o modelo também tem oito airbags e sistema completo de assistências de condução, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego, assistente de permanência na faixa, farol alto automático e monitoramento ao redor do veículo para saída dos ocupantes.

O SUV é o modelo de entrada da Lexus no Brasil e quer clientes de BMW X1 e Audi Q3 etc
Crédito: Divulgação
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