Lexus UX 250h fica mais conectado e semi-autônomo

Linha 2020 do crossover híbrido chega ao Brasil com pacote de tecnologia reforçado e conexão via CarPlay e Android Auto

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Lexus UX 250h fica mais conectado e semi-autônomo
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Lexus UX 250h assume a linha 2020 e chega às concessionárias brasileiras com pacote ativo de segurança reforçado e mais conectividade - já que agora inclui conexão via CarPlay e Android Auto na central multimídia - mas tudo isso também significa preço mais alto: a gama do carro que tinha valores entre R$ 173.490 e R$ 214.490 no ano passado e agora custa de R$ 233.990R$ 266.990.

Além disso, como você pode ter visto no WM1 esta semana, ele passa a contar com cinco anos de garantia, além dos oito anos para os componentes do sistema híbrido. O UX 250h é composto por um motor 2.0 a gasolina (145 cv e 18,8 kgf.m de torque) aliado a um propulsor elétrico de 107 cv e 20,2 kgf.m - juntos, eles rendem 184 cv, mas lembre-se que esse número final não é a soma das potências.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Considerado um crossover do segmento de entrada do mercado premium, rival de Volvo XC40, Audi Q3, Mercedes-Benz GLA e BMW X2, o Lexus UX 250h foi modelo mais vendido da marca no Brasil até agora em 2020. E a principal mudança que incorpora na linha 2020 é a adoção do Lexus Safety System (LSS), um pacote de segurança ativa da marca.

Lexus UX 250h 2020 ganhou Android Auto e Carplay e mais tecnologia, mas ficou mais caro
Crédito: Divulgação
toggle button

Na versão de entrada Dynamic, o LSS tem cinco sistemas:

  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC): utiliza lasers, radar, câmeras ou a combinação desses equipametnos para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema diminui ou aumenta a velocidade (acima de 40 km/h) de acordo com o tráfego.
  • Assistente de Manutenção de Faixa (LDA): entra automaticamente em ação e avisa o motorista com som ou vibração no volante para corrigir o curso quando o carro ultrapassar as marcações da pista sem dar seta.
  • Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash System): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente os freios (acima de 20 km/h).
  • Farol alto automático (AHB): acende e apaga os faróis do veículo para evitar o ofuscamento do motorista da frente e o da mão contrária, para garantir visibilidade ideal durante o rodar noturno.
  • Alerta de tráfego traseiro: dispositivo que emite um aviso sonoro para informar o motorista sobre a presença de tráfego próximo à traseira do veículo.
  •  

    CATÁLOGO 0km

    Com motorização eletrificada, de acordo com a estratégia da Lexus de contar com um portfólio totalmente híbrido no Brasil, o UX 250h é o primeiro carro da marca feito sobre a plataforma de arquitetura global compacta (GA-C, de Global Arquitecture - Compact).

    Segundo a empresa, o carro tem estrutura leve, porém super-rígida, com baixo centro de gravidade e ajuste refinado da suspensão. As cores disponíveis para o UX 250h 2020 são branco, dois tipos de cinza, prata, preto e laranja. Já as cores internas são preta para a versão Dynamic e uma combinação de bege, preta e caramelo na Luxury.

    Já aceleramos o Lexus UX 250h! Assista

    Lexus UX 250h 2020: mais conectado

    O Lexus UX 250h agora oferece os sistemas Android Auto e Apple CarPlay em todas as versões. Com interface simples e intuitiva, nas palavras da empresa, é possível espelhar os principais aplicativos do smartphone e utilizá-los no painel do veículo - como Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music e WhatsApp, além das funções de ligação e mensagens de texto originais de cada sistema.

    Tem mais novidade: a versão Luxury, no topo da gama, além dos itens acima já citados, será equipada com mais um dispositivo de segurança: o sistema de identificação de ponto cego, representado por um monitor que identifica veículos que estão fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de um aviso no retrovisor.

    Visualmente, nada muda. O Lexus UX 250h mantém o belo design do modelo 2019, inspirado segundo a fabricante em um visual "seguro e robusto", que une a alma de um SUV a um corpo de hatch - portanto um crossover. As "rodonas" de liga leve aro 18" calçadas por pneus nas medidas 225/50 reforçam esse aspecto aventureiro.

    Interior do Lexus UX 250h é luxuoso, mas crossover perdeu o sobrenome "Sport" disponível na linha 2019
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Por dentro

    O interior utiliza materiais e acabamentos de ótimo acabamento. Nas duas versões, oferece bancos dianteiros com ajuste elétrico (dez modos para o banco do motorista e oito para o do passageiro dianteiro), memorizador de posição e sistema de aquecimento.

    A versão Luxury, mais cara, ainda tem sistema de ar-condicionado nos bancos dianteiros - item que a Lexus faz questão de destacar ser exclusivo entre os principais concorrentes do segmento.

    Entre os principais equipamentos estão a tela de LCD para o sistema multimídia (de sete polegadas na Dynamic e 10,3 polegadas na Luxury), que é compatível com TV digital (na versão Luxury), rádio AM/FM, DVD/CD/MP3-player e Bluetooth, além dos agora integrados Android Auto e Apple CarPlay. A câmera-de-ré foi mantida na versão Dynamic - enquanto a Luxury tem câmera 360°.

    As duas versões ainda contemplam sistema de ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial e acionamento do motor por botão. Na versão Dynamic, o retrovisor interno é eletrocrômico e os espelhos externos contam com regulagem elétrica, recolhimento automático, sistema de aquecimento e indicadores de direção. Na Luxury, os retrovisores trazem tudo isso e ainda as funções antiofuscante e tilt-down (rebatimento para manobras).

    Comentários