Lista: Ranger Black e outras picapes esportivas

Nova versão da picape da Ford não é esportiva de fato como a Raptor, mas encabeça nossa lista de versões mais agressivas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Lista: Ranger Black e outras picapes esportivas
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A grande apresentação desta semana no setor automotivo é a Ford Ranger Black, nova opção criada para o segmento de picapes esportivas. Na prática, uma espécie de versão XL - com o conjunto 2.0 e câmbio automático de seis marchas - com visual, digamos, mais exclusivo.

Mas é importante deixar claro: a Ranger Black não será esportiva. É só "esportivada", já que na prática ela chega para ser a opção com desenho invocado para quem busca picape média na faixa dos R$ 250 mil e não tem cacife para levar modelos mais fortes, de motor V6 e preço superior a R$ 300 mil.

Lembre-se: a versão esportiva da Ranger é outra e nasceu justamente nesta geração - falamos da Raptor, que custa mais de R$ 450 mil e eleva a picape a outro patamar. Na lista abaixo, no entanto, vamos falar apenas sobre modelos com preparo esportivo principalmente na parte estética - e, em alguns casos, com leve pimenta no acerto de direção.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Picapes esportivas e invocadas

1. Volkswagen Saveiro Pepper

A primeira da lista é uma picape com adereços esportivos apenas no visual - embora a estética criada pela Volkswagen seja, de fato, muito bacana. A Pepper (de "Pimenta", em inglês), nesse caso, era inspirada na Saveiro Highline. Foi lançada em 2017, ao preço de R$ 67.810.

A Highline, na qual se baseava, era a versão topo de gama da picape naquela época. Tinha motor 1.6 de até 104 cv e 15,6 kgf.m de torque, câmbio manual de cinco marchas e só 1.053 quilos. Segundo a Volks, fazia de zero a 100 km/h em 10,8 segundos e chegava a 173 km/h de velocidade máxima.

Saveiro Pepper
Volkswagen Saveiro Pepper saiu de linha há alguns anos: hoje, picape tem poucas versões
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

2. Fiat Strada Sporting

Outra queridinha no mercado de usados - daquelas que quem tem não vende - é a bela Fiat Strada Sporting, picape de cabine simples e motor 1.8 com muito fôlego vendida pela marca entre 2010 e 2012.

Pelo pouco tempo - portanto baixo número de vendas e consequentemente poucas unidades -, é de se imaginar o motivo do apreço do público. Ela usava um motor 1.8 (feito pela GM) de até 132 cv e 18,9 kgf.m de torque, com câmbio manual de cinco marchas e rodas mais largas, de 16 polegadas.

Strada Sporting F3
Fiat Strada Sporting era um belo carro: esperta, bonita e invocada. Pena que bebia tanto...
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Chevrolet Montana Sport

A primeira Chevrolet Montana era linda e isso é difícil de se negar, mesmo que design seja algo bem subjetivo. Durou de 2003 a 2010, quando o projeto foi atualizado e a segunda geração passou a usar o design inspirado no Agile.

Nascida da plataforma do Corsa (GM4300 Gamma) e feita para substituir justamente a Corsa Pickup, a Montana ainda encantava ainda por soluções de engenharia criativas, como o degrau lateral que servia para facilitar o acesso à caçamba.

O destaque da nossa lista vai para a versão Sport da primeira geração. Ela tinha motor 1.4 ou 1.8, mas sem dúvidas a mais legal era a versão com motor maior, o FlexPower, que tinha 105 cv e 17,3 kgf.m de torque. O câmbio era manual de cinco marchas.

Montana Sport 2009
Chevrolet Montana Sport 2009 arrasava corações; depois, ganhou nova geração com frente de Agile...
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Ford Ranger Sport

Como falamos, a real versão esportiva da Ranger é a Raptor, atual. Mas não tem como deixarmos de falar da Sport, uma configuração feita na picape de cabine simples que esteve presente em quase todas as gerações.

Nosso destaque aqui na lista vai para a Ranger Sport da primeira safra, lançada em 2008 - que durou até 2011. Seu objetivo sempre foi ser a opção mais em conta da picape com visual diferenciado. É isso, aliás, que a Ranger Black planeja fazer.

A Ranger Sport se diferencia por adesivos e faixas laterais com o nome da versão e apliques no para-choque dianteiro. O motor da unidade que citamos era um 2.5 flex de 173 cv, com câmbio manual de cinco marchas e tração 4x2 traseira. Legal, né?

Ranger Sport 2011
Ranger Sport 2011 foi a última antes da troca de geração; a segunda, no entanto, também teve versão Sport
Crédito: Divulgação
toggle button

5. Ram Rampage Rebel Ignition

Finalizamos nossa lista com mais uma picape com visual robusto e esportivado - e que também tem o mesmo conjunto mecânico que as configurações tradicionais.

E essa é recente: falamos da versão Rebel Ignition, feita sobre a variante Laramie, apresentada há um mês no Festival Interlagos - Carros 2024. Ela chegou por R$ 286.990 e se posicionou praticamente no topo da gama - abaixo somente da versão RT, esta sim de fato esportiva.

Inspirada na Ram 1500 TRX Ignition Edition, a Rampage Rebel Ignition tem cor exclusiva Laranja, uma série de detalhes em preto, rodas de 17 polegadas escurecidas e capota marítima e santantônio em preto fosco. Usa o motor Hurricane, 2.0 turbo a gasolina, de 272 cv e 40 kgf.m de torque, e tem tração 4x4.

Rampage Rebel Ignition é a versão esportivada da picape; já a RT é a configuração de perfil esportivo
toggle button

Tags:Lista
Comentários