Vai mudar. A nova Nissan Frontier - que, no teaser global revelado pela empresa esta semana, está à frente de todos os outros futuros modelos da marca - não será fabricada na Argentina e passará a ser feita no México. Será de lá que ela começará a vir para o Brasil, já a partir de 2026.
E, não, a base não será a mesma usada pela Mitsubishi Triton, segundo os colegas do Motor1.com. A plataforma será a mesma utilizada pela picape atual e, por conta disso, a Nissan Frontier ainda não dará um passo futuro em termos de eletrificação - isso ficará para a próxima geração. Em resumo, será uma remodelação mais profunda, mas sem mudanças muito grandes.
A confirmação sobre a mudança de local veio do presidente da Nissan Argentina, Ricardo Flammini, que anunciou recentemente a funcionários e fornecedores que a planta em Córdoba deixará de fazer a picape por lá. Vale lembrar que a sede também produz a Renault Alaskan, prima da Frontier, e que essa também terá a produção interrompida.
Sim, foi neste mesmo local que a Mercedes-Benz "ameaçou" produzir uma picape média, a Classe X, que não vingou por aqui e foi cancelada após a tentativa.
Em outras palavras, com o fim da Frontier feita na argentina, a Nissan deixa de produzir carros naquele país - assim como a Ford fez no mercado brasileiro no começo de 2021, quando deixou de operar com fábricas e virou importadora.
Por ora, as únicas informações reveladas pela Nissan sobre a nova Frontier são que o modelo terá "mais tecnologias e recursos de assistência à condução".
Esses detalhes foram antecipados esta semana pela matriz da empresa no Japão. Visualmente, por fora podemos esperar um estilo mais moderno, com vincos diferentes e esquemas de LED em frisos - como o teaser revela.
Por dentro, a marca deve adotar um novo sistema multimídia, atualizado, além de novos materiais nos revestimentos dos bancos e painéis.
Mecanicamente, no entanto, pouca coisa deve mudar. Hoje a Frontier usa um motor 2.3 biturbo diesel de até 190 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, com câmbio automático de sete marchas. O preço inicial é R$ 246.490.