O novo Kicks está perto de ser lançado. E ainda giram muitas especulações e análises em torno do SUV compacto da Nissan, já que pouquíssimas informações foram reveladas oficialmente pela marca de origem japonesa.
Dimensões e design já meio que foram entregues pelo lançamento do novo Kicks nos Estados Unidos. O que ainda é segredo são as questões sobre o conjunto mecânico (motor e câmbio) e equipamentos de série.
No entanto, como as informações dão conta de que o propulsor e a transmissão serão os mesmos do Renault Kardian, e que inicialmente o novo Nissan terá quatro versões - informação apurada com exclusividade pela reportagem do WM1 -, podemos projetar algumas situações interessantes...
A principal delas é que o novo Kicks deverá ser bem competitivo entre as versões intermediárias. É neste segmento que mais de 50% dos emplacamentos acontecem - caso de modelos como Honda HR-V, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross, de acordo com dados obtidos com exclusividade pela reportagem.
Com 4,37 metros de comprimento e 2,66 metros de distância entre os eixos, o novo Kicks já leva ampla vantagem sobre o rivais acima citados: é maior que eles. E ser grande entre SUVs é algo realmente muito importante, e fator decisivo na compra para muitos clientes deste tipo de veículo.
Outro ponto é o conjunto mecânico. Criticado inicialmente por ser o mesmo do Renault Kardian, a verdade é que o motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, que desenvolve até 125 cv de potência e 22 kgfm de torque, é o mais forte (mas não a mais potente) entre as opções intermediárias.
O propulsor do HR-V é 1.5 aspirado de quatro cilindros, flex, e gera até 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque. No Creta, o bloco 1.0 turbo de três cilindros, flex, atinge 120 cv e 17,5 kgfm, enquanto no T-Cross o motor 1.0 turbo de três cilindros e flex desenvolve 128 cv e 20,4 kgfm.
Se nas configurações intermediárias o novo Kicks estará forte, nas opções topo de linha o cenário é completamente diferente, já que seus rivais usam motores maiores e mais potentes. Por isso, esperar uma surpresa de um Kicks com uma segunda opção de propulsor - talvez o 1.3 turbo utilizado no Renault Duster, por exemplo - seja uma possibilidade.
Vamos aguardar as próximas semanas...