Megane E-Tech estreia para "revolucionar" Renault

Crossover 100% elétrico inaugura nova era da marca francesa, chega em lote contado especial e promete muita eficiência

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Megane E-Tech estreia para "revolucionar" Renault
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Uma nova era está aberta para a Renault, que lança neste final de setembro o Megane E-Tech, uma espécie de crossover que traz de volta o nome clássico (agora sem o acento agudo no "Mé"), porém em proposta 100% elétrica.

Este é o primeiro produto da etapa "Renovation", a fase final do plano estratégico mundial Renaulution. Depois dele, agora em outubro, conheceremos o Kardian, o segundo produto desta nova era. Megane E-Tech chega por R$ 279.900 em lote de 320 unidades reservadas para o fim deste ano - para todo o mercado brasileiro. Você acompanha tudo aqui pelo WM1 e pelo canal da Webmotors no Youtube.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Por essa faixa de preço, disputa mercado com Chevrolet Bolt, o recém-mostrado Volvo EX30, e mais Fiat 500e, Mini Cooper SE Sport e demais veículos eletrificados (e também não eletrificados, claro) dessa faixa de preço - incluindo até o BYD Seal, que chegou há algumas semanas por R$ 296.800.

Como é o Megane E-Tech

Compacto, apesar de robusto e parrudo, ele é um crossover do tamanho de alguns SUVs compactos do nosso mercado, como um Fiat Pulse ou um Volkswagen Nivus.

"É o primeiro veículo que chega com a nova identidade, refletindo o novo posicionamento da marca no mundo e no Brasil. Acreditamos que a família E-Tech une inovação e tecnologia a um mundo mais sustentável e esta é a nossa visão de futuro", explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

São 4,20 m de comprimento, 1,52 m de altura, 1,77 m de largura e 2,69 m de entre-eixos, com bons 440 litros de capacidade no porta-malas (que fica na posição convencional, atrás). O motor elétrico fica na frente, no mesmo lugar de onde ficaria um a combustão, e a bateria fica sob o assoalho.

O Megane E-Tech é o primeiro modelo da gama Renault a se beneficiar das vantagens da plataforma CMF-EV da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. O grande destaque dessa base é justamente ter sido criada para aumentar a eficiência energética e a autonomia dos carros elétricos, reduzindo o tempo de recarga. Mais de 300 patentes foram registradas para o nascimento do modelo.

O Renault Megane E-Tech deixa de ser grafado com acento ("Mégane") e agora tem proposta sustentável
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button

Torque instantâneo

No aspecto técnico, temos um crossover com 220 cv e saborosos 30,6 kgf.m de torque disponíveis de modo instantâneo, capazes de fazer o carro acelerar de zero a 100 km/h em 7,4 segundos e chegar a 160 km/h.

São três modos de condução: Eco, Confort e Sport - este último muda o design do cluster e deixa o fundo vermelho, em um visual mais arrojado e "nervoso". Um quarto modo - chamado Perso, de "Personalizável" - permite customizar totalmente as regulagens.

Para recarga, a Renault garante que o Megane E-Tech precisa de apenas 36 minutos em carregadores de corrente contínua (tipo DC) para recuperar de 15% a 80% da bateria.

Em wallboxes AC de 22 kW - como aqueles que podem ser instalados em casa e que são mais fáceis de ser encontrados pelas ruas -, é preciso 1h50min. Em tomadas 220V, cerca de 30 horas.

A promessa é de uma autonomia de até 495 quilômetros em ciclo urbano e de 463 quilômetros no rodoviário, de acordo com a norma SAEJ1634 - a média, portanto, é de 481 quilômetros. Com o cálculo de 30% a menos feito pelo PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), o número oficial é de 337 quilômetros.

Modelo tem painel futurista e hiper tecnológico, além de um ótimo espaço interno
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button

Design sedutor

Visualmente, o carro encanta. Chama atenção por onde passa, tem estilo e porte de carro premium. A linguagem de design chama-se "Sensual Tech". Também é o primeiro carro da marca a apresentar o novo logo, chamado "Nouvel’R".

Há diversos elementos tecnológicos, como os faróis e lanternas full-LED com detalhes 3D na traseira, quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas integrado à tela da central multimídia OpenR, de nove polegadas na parte de dentro - embora as telas sejam "separadas" por uma saída de ar embutida na peça - e vários outros detalhes inspirados nesse tema high-tech.

As maçanetas de porta, embutidas, também são atraentes e divertidas.

Rodas diamantadas de 18 polegadas e bitolas alargadas reforçam essa sensação de carro robusto, esportivo e de muita estabilidade. É outro carro com lanternas interligadas, seguindo a tendência de design que reportamos aqui no WM1.

Completo e tecnológico

A proposta é oferecer um pacote esperto, luxuoso e, principalmente, tecnológico. Por isso, a Renault vai trazê-lo em versão única, sem opcionais, super completa.

O Megane E-Tech, portanto, vem de série com a tela que integra o quadro de instrumentos com a central multimídia - que tem nove polegadas e fica posicionada em tamanho convencional. Importante dizer, já que lá fora o carro oferece a opção de uma tela maior, em formato vertical, que "desce" e também faz a função dos comandos do ar-condicionado.

Toda a iluminação interna e ambiente é por luzes de LED. Há até uma experiência chamada Living Lights, que oferece transições suaves entre as cores: as frias usadas durante o dia destacam o design interno e emitem sensação de alta tecnologia; à noite, cores quentes tentam deixar a cabine mais aconchegante.

O  design é um dos pontos fortes do carro, que marca uma nova era dentro da história da Renault
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button

Com câmeras e radares por todos os cantos, o Megane E-Tech também é todo equipado com itens de condução semiautônoma, como controle de velocidade adptativo (ACC) com Stop & Go, frenagem automática de emergência, alerta e corretor automático de faixa, e sensor de ponto cego.

A chave é aquela do tipo cartão, famosa por ser a mesma de vários modelos da Renault e que nasceu justamente em modelos como o próprio Mégane (aquele com acento, não o E-Tech).

Resumo da história: o carro que chega ao Brasil para mostrar a nova cara da Renault tem muita coisa admirável: anda muito, é extremamente tecnológico, sofisticado, espaçoso e ainda poderá ser quase que 100% reciclado no fim do seu ciclo de vida, já que 95% do veículo poderá ser reutilizado.

Como é o Megane E-Tech gringo

 

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório