A Mini lança no Brasil nesta segunda (7/10) o Cooper E, versão 100% elétrica do hatch, conforme previsto pelo WM1 em maio. A pré-venda vem com cortesias, como o pacote Mini Service Inclusive, que oferece serviços de pós-venda por quatro anos com quilometragem ilimitada, e um carregador wallbox.
O Mini Cooper E é um hatch com motor elétrico de 184 cv de potência e 29,6 kgf.m de torque. Com esse conjunto, pode acelerar de zero a 100 km/h em 7,2 segundos. Com bateria de 40,7 kWh, tem alcance de 246 quilômetros de acordo com o ciclo de testes do PBEV do Inmetro.
Além disso, segundo a Mini, o Cooper E pode recarregar 100% de sua bateria em 4h15 no carregador de parede oferecido pela empresa, de 11 kW. Em recargas feitas em carregadores ultrarrápidos de 100 kW, são necessários 28 minutos para recuperar de 10% a 80% da bateria.
O novo MINI Cooper E também oferece diversas possibilidades de personalização com onze opções de cor de carroceria e até três opções de cor de teto, além das faixas. Também há três opções de design das luzes diurnas - que são configuráveis a partir da tela central.
Completinho, o carrinho ainda carrega 12 sensores ultrassônicos, que são responsáveis pelos sistemas de assistência ao motorista. O design da cabine é inspirado no do Mini com motor a combustão e isso pode ser visto pelo painel com revestimento em tecido de dois tons, segundo a marca.
As funções mais importantes, como freio de estacionamento, seletor de marcha, ignição, modos de condução e controle de áudio são diretamente acessados por meio da barra de controle, posicionada logo abaixo da tela de OLED. Isso abre espaço para que o console central abrigue o carregador de celular sem fio da marca.
Ponto principal do interior, o display redondo de 24 cm de diâmetro, posicionado ao centro, é uma releitura do que já foi oferecido pelos modelos da Mini e reúne todas as informações em um só lugar. A tela tem altíssima resolução - a mesma usada pelos celulares mais modernos - e seu design redondo é exclusivo.
Compatível com Apple Car Play e Android Auto sem fio, também vem equipada com o novo sistema da Mini chamado Operating System 9, que pode ser operado por assistente de voz.
São duas versões: a Cooper E, apresentada agora, de R$ 209.990; e a Cooper SE, que chegará um pouco mais para a frente. Segundo a Mini, outras informações sobre a configuração mais completa serão reveladas "em breve".