Agora não é mais segredo: a Nissan revelou esta semana a segunda geração do Kicks nos Estados Unidos - uma semana antes da estreia mundial, que deve acontecer no Salão de Nova York (EUA).
Visualmente, o modelo muda bastante em relação ao que conhecemos e traz inspirações estéticas do conceito do Pathfinder, apresentado na China no ano passado.
O novo Kicks tem grade retangular com quatro camadas sob os faróis, com as luzes de rodagem diurnas (DRLs) integradas ao topo da grade, logo abaixo dos canhões principais.
Como essa combinação formou um conjunto grande de luzes, não há faróis de neblina. Ao nosso ver, o desenho deu ao carro um aspecto mais robusto e imponente.
Visto de perfil, o desenho flui bastante, de forma linear e de um jeito que lembra o do Z, aquele esportivo compacto da marca.
A filosofia desse novo desenho continua na traseira, que é inédita dentro do que conhecemos de outros carros da Nissan. Deve, inclusive, inaugurar tendência entre futuros modelos da fabricante.
Nesse novo visual, uma barra preta (outro detalhe visto no Z) une as lanternas, que também usam linhas de LED em camadas.
O carro também cresceu em todas as dimensões: agora tem 4,37 m de comprimento (5,6 cm maior que o atual), 1,80 m de largura (+4 cm), 1,63 m de altura (+2 cm) e 2,66 m de entre-eixos (que era de 2,62 m).
Nos EUA, a Nissan afirmou que o porta-malas terá 849 litros de capacidade, mas vale lembrar que na América do Norte o padrão de medição dos bagageiros considera o volume até o teto.
Isso só confirma que, por aqui, o SUV deverá chegar para conviver com a geração atual, mas posicionado ligeiramente acima, conforme adiantado pelo WM1. É provável que o Kicks que conhecemos hoje até mude de nome.
Na cabine, tudo é novo. Atrás do volante, o Kicks é outro carro, que a partir de agora passa a ter duas telas digitais integradas em uma mesma peça, tal qual alguns modelos de marca premium como BMW e Mercedes.
Segundo a Nissan, a versão de entrada vai ter displays de sete polegadas, enquanto as mais caras terão telas de 12,3 polegadas. A promessa é de que CarPlay e Android Auto sejam conexões sem fio.
Assim como na parte externa, o interior também abusa de linhas retas e geométricas. O volante tem base achatada e comandos multifuncionais e, segundo a marca, a tecnologia "Zero Gravity" dos bancos dianteiros também passa para os traseiros.
Nos EUA, o SUV terá um motor 2.0 aspirado de 143 cv e 19,3 kgf.m de torque no lugar do antigo 1.6 de 127 cv e 16 kgf.m de antes.
Na América do Norte, inclusive, o Kicks terá uma versão com tração integral, algo inédito para o SUV em sua história - e que ainda vai trocar a suspensão traseira de eixo de torção por uma multibraços independente.
Aqui no Brasil, no entanto, espera-se por uma atualização mecânica ainda maior na parte de motor, com a adoção de novos propulsores turbinados feitos no país, conforme já anunciado pela empresa.
O Kicks chegará aos EUA e Canadá no segundo semestre deste ano, exatamente quando os preços oficiais para esses mercados serão revelados.
Por aqui, a estreia deverá acontecer em 2025, com produção nacional em Resende (RJ). Para conviver com o Kicks "menor" - e mais antigo -, a Nissan deve trazer o novo por valores que começarão na faixa onde termina o atual. Portanto, algo partindo dos R$ 150 mil.