Parece que os dias de hatchback do Leaf estão contados. O modelo, primeiro carro 100% elétrico da história da Nissan pode se tornar um utilitário esportivo na próxima geração. Pelo menos é o que garantiu o chefão da marca nipônica na Europa.
Em entrevista ao site britânico Autocar, Guillaume Cartier disse que o novo SUV elétrico que a Nissan irá construir na sua fábrica de Sunderland, na Inglaterra, será nomeado como Leaf. O modelo será feito sobre a plataforma CMF-EV, da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi — apresentada no início deste ano.
Ainda não dá para saber se o novo Leaf manterá características, ao menos em termos de estilo, do seu predecessor. No entanto, alguns teasers divulgados pela Nissan britânica apontam que o modelo terá design distinto.
Espera-se que a nova geração do Leaf fique posicionada abaixo do Ariya, SUV elétrico que a Nissan começa a vender ainda este ano. O Ariya tem porte similar ao do Volkswagen Tiguan, com 4,59 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,65 m de altura e 2,77 m de entre-eixos.
Além do novo Leaf e do Ariya, os outros SUVs eletrificados que a Nissan disponibiliza ou irá disponibilizar no mercado europeu são Juke, Qashqai e X-Trail. Vale lembrar que o fabricante nipônico pretende vender apenas elétricos ou híbridos a partir de 2025.
Aqui no Brasil, onde o Leaf foi lançado em 2019, a Nissan anunciou, no fim do semestre passado, que pretende intensificar as ações de vendas do modelo. O projeto é expandir a rede de concessionárias capacitadas a comercializar o modelo emissão zero. De acordo com as informações divulgadas pela marca na ocasião, o objetivo é que todas as distribuidoras vendam o Leaf - até a metade do ano, apenas sete das 180 concessionárias disponibilizavam o modelo aos consumidores.