Este é o Nissan Z Proto. A marca japonesa revela o conceito e mostra como poderão ser as linhas e o visual do futuro esportivo 400Z, carro de produção que será baseado nesse protótipo e que deve ser lançado entre 2021 e 2022.
O mais interessante, para os verdadeiros fãs de esportivos, é que mesmo esse carro conceitual já traz características bem realistas, como o motor V6 biturbo conectado a uma caixa de câmbio manual de seis marchas. O 400Z é o modelo que a Nissan prepara para substituir o 370Z, atual modelo da família Z.
As linhas básicas da carroceria são marcantes como a maioria dos carros da linha Z, com capô longo e traseira curta. Já sua pintura amarela remete à cor dos primeiros 240Z. E pode reparar: em diversos elementos do design há detalhes que lembram algo já utilizado pela família de esportivos.
Só que o Nissan Z Proto - e o futuro 400Z - será um carro completamente novo e moderno. A começar pelo extensivo uso de fibra de carbono. Atente para a grade, teto e até as saias laterais, dianteira e traseira - tudo é feito com o material mais leve possível a fim de reduzir peso e encontrar a melhor distribuição de massa por eixos possível.
Uma olhada rápida por dentro e não dá para negar que lá também existe uma série de elementos dos modelos Z mais recentes, embora com várias atualizações. O Proto é outro carro que vai receber painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e uma tela tátil para a central multimídia no console. Curtiu os bancos? Eles têm formato de concha, ideal para carros esportivos e propensos ao drifting.
Já é sabido que o Proto carrega por baixo do capô um motor V6 biturbo, mas a Nissan não revelou potência ou torque. Especulações da mídia especializada norte-americana afirmam que serão 400 cv - por isso o nome 400Z - e que toda essa cavalaria será jogada para as rodas traseiras.
Câmbio? Manual de seis marchas, como um bom esportivo raiz, embora uma caixa automática de sete velocidades esteja em estudo para ser um opcional.
Ainda não existe uma data exata para a chegada do Nissan 400Z, mas ele é uma das promessas da empresa de uma lista com dez lançamentos que a marca vai fazer nos Estados Unidos nos próximos 20 meses.