Quando se entra no Nivus, com motor turbo, direção robusta e alta dose de tecnologia embarcada, o desempenho logo fascina. Porém, alguns motoristas também podem imaginar que tamanha performance pode cobrar a conta no pós-venda. Pois o crossover-cupê da Volkswagen inova mais uma vez ao derrubar tais estereótipos. Ele entrega toda esta disposição e dinâmica sem sacrificar o bolso do cliente na manutenção.
Isso mesmo: o Nivus tem um dos conjuntos mecânicos mais avançados e potentes da categoria, protagonizado pela consagrada família de motores TSI. Assim como também oferece os preços de revisões mais baixos entre os SUVs compactos do mercado. É o melhor dos mundos.
Desde o seu lançamento o Nivus carrega uma das joias da engenharia automotiva. O motor 1.0 TSI é referência no downsizing, o conceito de propulsores compactos, com peças de menor atrito, mais eficientes, com baixos níveis de emissões, mas que não abrem mão de performance.
O três-cilindros turbo da Volkswagen comprova isso com números de potência e desempenho superiores à maioria dos propulsores 1.6 aspirados do mercado - e também alguns 1.8 e 2.0. São 128 cv com etanol e 116 cv, com gasolina, a 5.500 rpm, o que garante acelerações bastante vigorosas. Basta ver que o 0 a 100 km/h em 10 segundos do Nivus (com álcool) é um dos melhores da categoria.
E sabe aquele momento de encarar uma ladeira ou ultrapassar aquele caminhão na estrada de pista simples? É a hora em que você precisa de força esteja onde o ponteiro do conta-giros estiver. O Nivus garante isso com 20,4 kgf.m de torque máximo já disponível das 2.000 rpm até 3.500 rpm.
Ou seja, em uma ampla faixa de rotações você vai ter a força do motor TSI em sua plenitude. Basta pisar no pedal do acelerador que a transmissão automática de seis velocidades engata rapidamente a marcha mais adequada e o propulsor enche rápido, com resposta imediata e ágil para você pegar a subida ou fazer a retomada na estrada com segurança.
Essa disposição é uma maravilha para a cidade, para a estrada e também... para aquela brincadeira na estradinha de terra que leva ao sítio. O lado mais utilitário do SUVW é garantido pela construção sólida do Nivus, fruto da moderna plataforma modular MQB do Grupo Volkswagen e por um bom acerto da suspensão - independente do tipo McPherson na dianteira e semi-independente, na traseira.
Além disso, o modelo se vale de um eixo traseiro com maior rigidez, pneus com medidas 205/60 R16 e bom vão livre do solo de 17,6 cm para vencer as imperfeições da pista. Desta forma, o Nivus transita com segurança na cidade ou na terra, e encara os buracos de um ambiente ou de outro sem esmorecer.
O Nivus é aquele SUV que você não precisa se preocupar com a conta do pós-venda. O crossover compacto da Volks oferece toda essa performance com consumo baixo de combustível e um plano de revisões programadas dos mais competitivas da categoria - e com direito a manutenções gratuitas.
Mesmo com um desempenho superior à maioria dos rivais, o Nivus não bebe mais para ter toda essa força sob o capô. O consagrado motor TSI é um dos campeões de eficiência no mercado. Com médias de consumo com gasolina de 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l, na estrada, o modelo ainda oferece uma autonomia urbana de 556 km e rodoviária de incríveis 686 km com o tanque cheio. Ou seja, dá para ir do Rio a São Paulo sem parar no posto - e com sobras.
Com três anos de garantia, o Nivus ainda faz parte do Programa Revisão de Série da Volkswagen. Tanto a versão Comfortline 200 TSI como a Highline 200 TSI têm as três primeiras revisões grátis. Isso mesmo, o dono do crossover não precisa desembolsar nada para fazer as manutenções de 10.000 km, 20.000 km e 30.000 km nas concessionárias da rede (ou de um, dois e três anos).
Não é exagero afirmar que o Nivus é um carro único em sua categoria. O SUVW reúne o melhor dos mundos: desempenho com robustez, conforto e economia.