Foi preciso apenas uma hora e meia - exatos noventa minutos - para que o primeiro lote de 500 unidades da nova Chevrolet Silverado, fosse todo vendido. Com preço unitário que passa do meio milhão - exatamente R$ 519.990 -, as vendas incrivelmente rápidas mostram que o segmento de picapes de grande porte está mesmo aquecido no país.
A picape está sendo lançada oficialmente esta semana na Expointer, feira agropecuária realizada em Esteio (RS) que começou no último dia 26 de agosto e vai até 3 de setembro. O primeiro lote já foi e agora quem tiver interesse em comprá-la deve entrar em uma fila de espera. Como o modelo é importado (vem do México), a chegada sempre será sempre em lotes espaçados.
E olha que a picape nem está em pronta-entrega: esses primeiros compradores só devem recebê-las lá para o final do ano, ou no início de 2024. De brinde, ganharão uma capota marítima elétrica.
A nova Chevrolet Silverado vem em apenas uma versão, a High Country. Essa configuração também existe lá fora, mas a Chevrolet diz que a "nossa" High Country foi "desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro" - ou seja, tem conjunto mecânico e pacote de equipamentos adequados ao perfil do comprador local.
O motor é um Ecotec3 V8 5.3 a gasolina, que entrega 360 cv de potência e 52,9 kgf.m de torque. É atrelado a um câmbio automático de 10 marchas. Este motor tem um recurso bacana: a ativação do número de cilindros conforme a condição de rodagem, para melhorar a eficiência e o desempenho, e reduzir o consumo.
Chamado de Dynamic Fuel Management (DFM), o sistema adequa automaticamente a quantidade de cilindros ativos (de zero a oito) de acordo com a necessidade instantânea, otimizando a performance do motor e contribuindo também para o maior conforto acústico e de rodagem. Outro barato da picape é a caçamba, que leva 1.781 litros e tem a a maior do segmento.
A nova Chevrolet Silverado ainda tem 5,91 m de comprimento, 3,75 m de distância entre-eixos (a maior da categoria), 2,06 m de largura e 1,95 m de altura.
O recheio inclui o chamado sistema Google Built-In. Exibido na maior tela capacitiva disponível no país, com 13,4 polegadas, permite ao motorista se conectar de forma automática à picape - para que ela possa importar da nuvem os apps preferidos do motorista, desde sua relação de destinos até sua agenda pessoal.
Outro diferencial relevante é que esse sistema opera de forma independente, sem necessidade de conexão com smartphone. Mas permite espelhamento dos aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.
A picape vai disputar o segmento com outras duas brutas que já estão no mercado brasileiro: Ford F-150, que hoje tem a versão topo de linha Platinum partindo do mesmo preço (R$ 519.990), e a Ram 1500, cuja opção mais cara Limited custa R$ 529.990.