A Ford apresentou na noite desta terça-feira (12) em Detroit, nos Estados Unidos, a F-150 2024. A renovada picape grande que chega com uma série de novidades em termos de tecnologia, mecânica e, claro, design, está confirmada para chegar ao Brasil já no decorrer de 2024.
Não foram reveladas as versões que serão vendidas no Brasil – seria um sonho ter a Raptor oficialmente por aqui ou mesmo uma configuração híbrida, assim como acontece com a Maverick –, mas as apostas devem girar em torno da manutenção das configurações que atualmente são oferecidas em solo brasileiro: Lariat (entrada) e Platinum (topo de linha).
E apesar de uma gama extensa de motorizações, nosso mercado deverá continuar recebendo o motor 5.0 V8 a gasolina (aspirado), que entrega 405 cv de potência máxima e torque de 56,7 kgf.m. A transmissão é automática de 10 marchas.
A linha 2024 da Ford F-150 traz uma série de novidades em termos estéticos, tecnológicos e performance.
O design passou por modificações que um “facelift” refinado exige. A começar pela dianteira, que traz novos faróis, grade e para-choque redesenhados. Tudo muda, porém podemos notar que a identidade da F-150 foi mantida.
Na Platinum, por exemplo, notamos a manutenção dos cromados, algo que o público deste tipo de veículo valoriza. Já a Lariat vem com materiais mais escurecidos, sugerindo maior robustez.
Uma das principais novidades está na traseira. Apesar dos retoques no visual, a F-150 2024 ganhou uma nova porta para a caçamba em um estilo similar ao da Fiat Toro. Desta maneira, a intenção da Ford é permitir um acesso mais próximo ao compartimento de carga e a todos os recursos que ele oferece ao proprietário.
Em termos de tecnologias, a picape ganhou evoluções nos modos semiautônomos de condução, que serão ofertados nas configurações oferecidas nos Estados Unidos a partir do início de 2024, mas que no Brasil deverão ser descartadas.
Destaque para o sistema de condução do veículo que permite o motorista não tocar o volante, que agrega ainda a função de mudança de faixa.
Já o interior continua utilizando materiais de alta qualidade, explorando bem as modularidades dos nichos - especialmente no console central -, e abusando das grandes telas para o painel de instrumentos e para a completíssima central multimídia.
Com informações de Rodrigo Ferreira - jornalista viajou a Detroit (EUA) a convite da Ford do Brasil