Nova Honda Transalp 750 é flagrada - nos Alpes!

Futuro modelo on/off da marca japonesa está em fase final de testes e deve ser exibido no Salão de Milão, em novembro

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nova Honda Transalp 750 é flagrada - nos Alpes!
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A imprensa internacional tem falado bastante de uma nova Honda Transalp. Há meses há especulações sobre a nova geração da moto, que teria a sigla XL 750V, mas agora a moto parece confirmadíssima.

E involuntariamente: foi flagrada em testes de rodagem nos alpes suíços pela turma da Madpik Photografhi, e as imagens foram publicadas pelo site actumoto.ch.

E as fotos revelam muito: uma moto de médio porte e design relativamente conservador, com a inscrição "Transalp" bem evidente nas carenagens laterais e a clássica combinação de cores branca, vermeha e azul da Honda Racing Team (HRC).

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O flagra mostra a nova Honda Transalp em testes de rodagem: cores da HRC e o nome inscrito nas carenagens
Crédito: Reprodução/ Jean-Baptiste Rozain/actumoto.ch
toggle button

Além disso, lembramos que recentemente a Honda registrou, no Japão, o nome "XL750V". Então basta somar um mais um para termos quase certeza de que a nova Transalp XL 750V está mesmo a caminho - deve ser lançada lá fora ainda este ano, como linha 2023, provavelmente no Salão de Milão, no início de novembro.

A Transalp 750 vai brigar diretamente com Yamaha Ténéré 700 e outras na mesma faixa de cilindrada. Mas seu motor não será o mesmo da NC 750X, uma crossover voltada para o asfalto.

A trail terá um bicilíndrico mais forte, que lhe dê reais aptidões off-road.  Inclusive deverá ser derivado do que será usado na nova geração da naked Hornet, uma bicilíndrica a ser lançada justamente em Milão.

Na imagem ainda vemos outras características da moto, como farol triangular, rodas raiadas com pneus de uso misto que parecem ter aros de 21 polegadas na frente e 17 ou 18 polegadas atrás, protetor de cárter, escape apontado para o alto e rabeta com suporte para bagagens.

Estranhamos apenas o para-lama dianteiro bem rente ao pneu, coisa pouco prática em modelos de real uso misto, e torcemos para que o aro dianteiro seja mesmo 21 - bem melhor para andar fora do asfalto.

Uma pitada de história

A primeira geração da Transalp surgiu em 1987 com motor de 600 cm³. Depois, o propulsor cresceu para 650 cm³ e, mais adiante, para 700 cm³. Era um V2 com exatamente 680 cm³, 60 cv de potência e bons 6,1 kgf.m de torque.

A Honda XL 700V Transalp chegou ao Brasil em 2011, mas não fez muito sucesso. Estava defasada
Crédito: Reprodução
toggle button

Foi justamente essa última versão a que chegou ao mercado brasileiro, em 2011. Mas como já existia lá fora há pelo menos um par de anos, já chegou defasada - e isso não agradou o público brasileiro.  Principalmente por isso, a moto não obteve muito sucesso - embora fosse eficiente em sua proposta. Acabou saindo de linha em 2014 sem deixar muita saudade.

Comentários
Wid badge