O hatch Citroën C3 acaba de ganhar companhia. É o C3 Aircross, SUV compacto que estreia no mercado brasileiro como o segundo modelo da família C-Cubed. Com preços a partir de R$ 109.990, chega para tentar roubar clientes de outros utilitários esportivos e até da minivan Chevrolet Spin.
Desenvolvido pelo time de engenharia da Stellantis na América do Sul, o C3 Aircross é produzido em Porto Real (RJ). Segundo a Citroën, mais de 75% dos componentes do modelo são fabricados no Brasil e em outros países do continente.
O C3 Aircross tem 4,32 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,65 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. Essas medidas posicionam o modelo da Citroën entre os maiores SUVs compactos do mercado brasileiro.
Alto, tem vão livre de 23,3 cm e ângulos de entrada de 23,8° e de saída de 32°. Segundo o fabricante, as medidas generosas permitem que o novo SUV ofereça o maior espaço para os passageiros do banco traseiro entre os carros da categoria.
A mesma carroceria é usada nas configurações para cinco e sete passageiros, com as versões de maior capacidade se diferenciando pelos bancos individuais adicionais no porta-malas. Os assentos são dobráveis e removíveis, permitindo o uso do porta-malas de 493 litros (padrão VDA, próximo do uso real) quando estão fora de uso.
Caso seja necessário, é possível usar as barras transversais de teto, que permitem a colocação de bagageiros fechados ou suportes de bicicletas. Outros equipamentos exclusivos das versões de sete lugares são as tomadas USB adicionais e o climatizador no teto, equipamento que funciona como um ventilador adicional para os passageiros dos bancos traseiros.
Sob o capô, a única opção de motorização é o 1.0 turbo com 130 cv de potência e 20,4 kgf.m de torque, combinado com um câmbio automático CVT de sete marchas. Com esse conjunto, o SUV vai de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 191 km/h de velocidade máxima.
O C3 Aircross chega em três níveis de acabamento (Feel, Feel Pack e Shine), e as três têm a opção dos bancos adicionais no porta-malas. Mas inicialmente o SUV será comercializado apenas com assentos para cinco ocupantes. O carro de sete lugares chegará apenas em 2024. Confira a seguir os preços, as versões e os equipamentos.
De série: central multimídia com tela de 10 polegadas, monitor de pressão dos pneus, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, rodas de aço de 16 polegadas com calotas plásticas, travas e todos os vidros elétricos.
Opcionais: Pack Protection (protetor de cárter e protetor de soleira) e Pack Design (embelezador da grade dianteira e protetor lateral de portas).
Confira a galeria de imagens do novo Citroën C3 Aircross:
De série: todos os itens da anterior mais painel digital de sete polegadas, rodas de liga leve, airbags laterais, apoio de braço central para o motorista, retrovisores externos elétricos e sensor de estacionamento traseiro.
Opcionais: Pack Protection (protetor de cárter e protetor de soleira), Pack Design (embelezador da grade dianteira e protetor lateral de portas) e Pack Confort (faróis de neblina e câmera de ré).
De série: todos os itens das anteriores, teto bicolor em Preto Perla Nera, rodas de liga leve de 17 polegadas, faróis de neblina, câmera de ré, bancos de couro, controlador automático de velocidade, skid plates dianteiro e traseiro, e grade do radiador na cor preta.
Opcionais: Pack Protection (protetor de cárter e protetor de soleira), Pack Design (embelezador da grade dianteira e protetor lateral de portas) e teto bicolor na tonalidade Branca Banquise.
Confira a galeria de fotos do painel, da multimídia e do interior do C3 Aircross: