É oficial: a Honda do Brasil confirmou a chegada do Civic Type R para o país em 2023 e o anúncio vem logo após a arquirrival Toyota ter dito que importará o GR Corolla. Curioso é que o modelo sequer foi apresentado lá fora - o que deve ocorrer até o final deste ano.
O novo Civic Type R será feito sobre a nova (décima primeira) geração do modelo, que curiosamente deverá ser vendida no Brasil apenas na configuração híbrida do sedã - e vale destacar que o Type R é um hatch. Embora ainda não tenha sido revelado, a marca confirmou que o futuro Type R será mais rápido que o antecessor.
Por ora, não existem informações diferentes das que estiverem nessa reportagem. Mas já é sabido que, assim como o futuro Civic Si, o novo Type R será oferecido apenas com câmbio manual. Nossa aposta é de que use uma evolução do conhecido motor 2.0 turbo de quatro cilindros.
A estimativa é de que o conjunto possa entregar mais do que os 320 cv de potência da geração atual - que nunca foi oficialmente importada para cá. Vale lembrar que o Toyota GR Corolla também terá mais de 300 cv, câmbio manual e tração integral - outra coisa especulada no Civic.
Já o Civic sedã, fora de linha desde o final do ano passado, voltará ao mercado no final deste ano. A partir de agora será importado em uma versão híbrida, única, com conjunto mecânico muito semelhante ao do Accord, que tem 184 cv e 32,1 kgf.m de torque. Desse modo, o Civic convencional chega primeiro, este ano, enquanto o Type R deve ficar para meados de 2023. E vem mais por aí...
E não é só o Type R que foi confirmado recentemente pela Honda do Brasil. A marca também afirmou que irá lançar mais um SUV - talvez em uma tentativa de repor as saídas de Fit e Civic que eram feitos no Brasil. As revelações sobre o Type R e sobre o SUV foram feitas a um grupo seleto de jornalistas pelo presidente da marca na América do Sul, Atsushi Fujimoto.
O SUV em questão é o HR-V norte americano, que, como vocês viram aqui no WM1, já tem registro de patentes oficiais no Brasil. Maior que o HR-V global - que já havia sido confirmado para este ano -, o carro será um utilitário de porte médio e vai chegar em 2023 para brigar contra modelos como Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e Volkswagen Taos. O nome do modelo por aqui ainda não foi definido.
O HR-V menor, aliás, também tem novidades: a Honda confirmou que o modelo será vendido com duas configurações de motor: uma versão de entrada com o propulsor 1.5 da nova geração do City e duas mais caras equipadas com um inédito conjunto 1.5 turboflex preparado pela engenharia do Brasil.
Por fim, a marca também afirmou que o CR-V terá mudanças e que a partir de 2023 será ofertado em apenas uma versão híbrida, batizada de e:HEV - trata-se do mesmo sobrenome e conjunto usado pelo Accord, que vocês já viram por aqui.
Absolutamente todos os modelos citados deverão contar com o pacote Honda Sensing completo, composto por sistema de frenagem autônoma de emergência e leitor de faixa com aviso e correção no volante; e pelo Honda Lane Watch, que elimina o ponto cego do lado direito por meio de uma câmera posicionada sob o retrovisor.