Agora é oficial. A Hyundai revelou nesta terça-feira (16), na Índia, o novo Creta. Com a mesma carroceria básica do antecessor, o SUV recebeu dianteira e traseira reestilizados, além de interior renovado e novos equipamentos tecnológicos.
Nesta terceira reestilização, a Hyundai seguiu a receita do carro lançado em 2019 no mercado internacional e que só chegou em 2021 ao Brasil: adotou novamente uma carroceria de linhas bem arrojadas, e quase tão polêmicas quanto antes.
Além da frente e da traseira novas, a Hyundai diz que fez reforços na estrutura do SUV compacto para melhorar a segurança em colisões.
Na cabine, o Creta ganhou um painel bem futurista e ainda mais interessante que o do carro feito atualmente no Brasil. Os destaques são as duas telas de 10,25 polegadas, que exibem as imagens do quadro de instrumentos e da central multimídia, e formam um conjunto único.
O pacote tecnológico também foi reforçado: o SUV finalmente incorporou o controlador adaptativo de velocidade. E manteve os itens já existentes no Creta atual, como o assistente de centralização e manutenção em faixas, a frenagem autônoma, o monitor de pontos cegos e de tráfego cruzado na traseira.
Na Índia, o novo Hyundai Creta chegou com cinco configurações de motor e câmbio: 1.5 a gasolina de 115 cv (manual de seis marchas ou automático CVT), 1.5 diesel de 116 cv (manual ou automático convencional, de seis marchas) e 1.5 turbo diesel de 160 cv (com câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem).
Aqui no WM1, a maior parte da equipe torceu o nariz para o visual do novo Creta (incluindo eu). Goste você ou não, é esse carro indiano que irá servir de base para as mudanças previstas para 2025 no Creta fabricado em Piracicaba (SP). E aí? Curtiu?