Novo Peugeot 208 1.0 chega para "dominar" segmento

Agora movido pelo motor Firefly 1.0 que também equipa o Fiat Argo, hatch ajusta linha de versões para "bombar" o mercado

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André Deliberato
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Quando você viu aqui no WM1 no começo desta semana que a Stellantis havia divulgado os preços do Peugeot 208 1.0 (R$ 72.990 na versão Like, de entrada; e R$ 79.990 na Style), deve ter suposto que a estratégia do conglomerado era arrebatadora: fazer do hatch da fabricante francesa o modelo 1.0 mais atraente e competitivo (e por que não o mais vendido?) do mercado brasileiro.

Se você pensou desse jeito, acertou. A ideia é ousada. A Stellantis, de forma sucinta, vai usar o amplo conhecimento da Fiat tem vendas diretas - para locadoras e empresas frotistas, como faz com Toro e Strada -, para fazer o Peugeot 208 1.0 decolar no Brasil. Para isso, equipou o carro com o motor Firefly 1.0 de três cilindros do Argo e criou duas novas versões de entrada. Vamos conhecê-las?

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Como é o inédito Peugeot 208 1.0

Resumidamente, podemos dizer que a Stellantis "adaptou" o motor Firefly 1.0 de três cilindros do Fiat Argo no Peugeot 208 - embora seja preciso apontar que o conjunto foi novamente recalibrado para que o hatch da marca francesa conseguisse atender às normas de emissões do Proconve L7 -, e combinou esse propulsor a uma caixa de câmbio manual de cinco marchas.

No 208, o propulsor rende 75 cv e 10,7 kgf.m de torque com etanol (e 71 cv e 10 kgf.m com gasolina). Dados de consumo do Inmetro também garantem que o hatch é capaz de fazer 10,4 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada com etanol e 14,7 km/l e 16,3 km/l, respectivamente, com gasolina - selo A no programa de etiquetagem. Ou seja, além de seguro, recheado e bonito, o carro também é econômico.

O apelo é forte: a marca quer oferecer a partir de agora, portanto, o 1.0 mais completo e competitivo da categoria - que hoje conta também com Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Argo e Volkswagen Gol e Polo (até porque Fiat Mobi e Renault Kwid são subcompactos, portanto menores que o Peugeot 208). Vamos dissecar as duas novas versões:

  • Peugeot 208 1.0 Like: R$ 72.990

    Vem de série com quatro airbags, alarme, travas e vidros elétricos e controle de tração e estabilidade entre os itens de segurança, além de também oferecer central multimídia colorida com tela de 10,3 polegadas com espelhamento via CarPlay e Android Auto sem fio, DRL com o formato de "dente de sabre" em LED, retrovisores com ajuste elétrico e entradas USB no console na parte de conveniência.

    • Peugeot 208 1.0 Style: R$ 79.990

      É de fato a versão mais atraente dessa faixa de preço, já que oferece itens nunca antes ofertados em modelos dessa categoria. De série, tem tudo que o Like já carrega e ainda vem com grade dianteira pintada de preto, faróis e lanternas full LED, retrovisores pintados de preto, aerofólio e rodas aro 16" que também são escurecidas para combinar com a grade e os retrovisores - isso só na parte estética.

      Por dentro, tem teto solar panorâmico - item exclusivo do 208 na categoria -, carregador de celular por indução, câmera de ré com sistema de visão 180º feito por projetores, badges da versão na coluna C e sensor de estacionamento traseiro. Segundo a Peugeot, nenhum carro nessa faixa de preço e no segmento de hatches oferece rodas aro 16", carregador de celular wireless e o teto panorâmico.

      Outra defesa da Stellantis é que o Peugeot 208 1.0 tem agora a maior central multimídia do segmento. Com 10,3 polegadas, o equipamento tem conectividade sem fio com CarPlay e Android Auto, design moderno sem botões e entradas USB posicionadas fora da região da tela para um melhor efeito estético.

      Peugeot 208 1.0 Style (leia "Istíle", pela pronúncia em francês) tem uma das ofertas mais bacanas da categoria
      Crédito: Divulgação
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      O plano é elaborado

      A estratégia não acaba por aí. De acordo com a Peugeot, o 208 1.0 Firefly terá ainda o plano de revisão mais "competitivo" do segmento. São três níveis (um básico, um intermediário e um completo), sendo que no mais barato as revisões de 10 mil km, 20 mil km e 30 mil km custam, respectivamente, R$ 229, R$ 460 e R$ 430 - e o valor somado, de R$ 1.119, pode ser diluído no financiamento e custar R$ 35/mês.

      Tudo muito interessante e muito bacana, mas nós do WM1 precisamos ponderar, caro leitor, que esses valores (arredondados) de R$ 73 mil e R$ 80 mil não devem durar muito tempo, até porque fazem parte da estratégia de lançamento do produto. Mesmo assim, acreditamos que o hatch irá vender muito bem (até porque isso a Stellantis sabe fazer), porque o carrinho ficou muito bom.

      Plano de revisão com custos fixos e atraentes e lista de equipamentos recheada são pontos fortes
      Crédito: Divulgação
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      Ficou muito bom mesmo? Como anda?

      O Peugeot 208 1.0 é muito equilibrado. Com suspensões bem ajustadas - embora tenhamos rodado com o hatch só dentro de uma pista -, o carro demonstrou estar bem acertado para o que o consumidor brasileiro busca. Tem bom fôlego em retomadas, recebeu um belo ajuste na caixa de transmissão e me surpreendeu durante as duas voltas que demos no Autódromo da Fazenda Capoava, em Indaiatuba (SP).

      Óbvio que o carro tem pormenores, até porque, vale lembrar, falamos de um hatch de entrada equipado com um motor 1.0 de 75 cv e 10,7 kgf.m de torque, como comentamos mais acima. Por conta disso, falta fôlego em subidas - e nesse caso precisei apelar à segunda marcha, mesmo em velocidades acima de 50 km/h, para fazer o carrinho embalar -, já que o torque máximo aparece somente a 3.250 rpm.

      Esse tipo de situação (do torque aparecer por completo em rotações mais elevadas) poderá ser resolvida com a adoção de uma turbina. Questionada sobre isso, a Peugeot preferiu se esquivar e dizer que, por ora, os planos do 208 Firefly estão concentrados nas versões de entrada. Vale lembrar que o hatch seguirá também com versões equipadas com motor 1.6 nas configurações Like, Active e Allure.

      Painel com quadro de instrumentos visto sobre o volante é o mesmo, mas nele o cluster é analógico
      Crédito: Divulgação
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      Gostei muito da oferta de equipamentos. Com roda aro 16", teto panorâmico, central multimídia com tela grandona e carregador de celular sem fio, o carro se equipara às melhores ofertas do segmento e até se nivela a modelos maiores e mais caros. Faltam, claro, itens de condução semiautônoma e o cluster digital das versões de topo do próprio 208, mas esses itens de fato o encareceriam demais.

      Nossa aposta: o Peugeot 1.0 vai vender muito bem. Não sabemos ainda se para pessoa física (embora eu ache que sim, já que por R$ 80 mil hoje em dia você não encontra um carro 0 km tão bem equipado, seguro e econômico), mas certamente para frotistas, locadoras e clientes que são pessoa jurídica de modo geral. O Peugeot 208 1.0 é um dos maiores acertos da marca francesa nos últimos anos.

      Teto solar panorâmico e rodas de 16 polegadas de liga leve são itens que nenhum concorrente oferece
      Crédito: Divulgação
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