Depois do Polo, agora a Volkswagen revela o novo Virtus. As esperadas mudanças no visual vieram acompanhadas de outras importantes novidades para o sedã produzido em São Bernardo do Campo (SP).
Começando pela reestilização, o modelo adotou as mesmas linhas vistas no carro produzido na Índia. Os novos capô, faróis e para-choque resultaram em uma dianteira mais alta e 6,9 cm mais longa que no Virtus lançado em 2018.
Na traseira, as mudanças foram mais tímidas, com novas lanternas, logotipos no novo padrão da Volkswagen e um para-choque reestilizado. Já o interior foi renovado com nova padronagem nos bancos e materiais de acabamento mais sofisticados. Todas as versões também receberam novas rodas.
A gama de motores também foi modificada. Lançado no Polo, o motor 170 TSI (1.0 turbo de 116 cv) passa a ser a opção mais acessível para o Virtus. Equipa as versões TSI e pode ser combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao automático de seis velocidades.
Já as versões Comfortline e Highline seguem com o antigo 200 TSI, o 1.0 turbo de 128 cv que é combinado apenas ao câmbio automático de seis marchas. Nova versão topo de linha, a Exclusive substitui a GTS, mas segue com o pacote mecânico do esportivo, com o motor 1.4 turbo de 150 cv e transmissão automática.
A versão de entrada do novo Virtus é a TSI manual. Tem seis airbags, painel digital de oito polegadas, faróis e lanternas com LEDs, rodas de liga leve de 15 polegadas, multimídia Composition Touch, carregador de celular por indução, monitor de pressão dos pneus e sensor de estacionamento traseiro.
Já a TSI automática tem os mesmos itens da TSI manual, mas recebe câmbio automático, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, frenagem autônoma, start-stop, saídas de ar traseiras, duas portas USB-C e volante de couro.
A versão Comfortline, por sua vez, adiciona rodas de 16 polegadas, seis alto-falantes, ar-condicionado digital, freios a disco na traseira, chave presencial, bancos com forração de couro sintético, faróis de neblina de LED e câmera de ré. A central multimídia VW Play é opcional.
Na Highline, além dos itens presentes na Comfortline, estão disponíveis rodas de 17 polegadas, retrovisores externos com rebatimento elétrico, frenagem automática em manobras, painel com forração em vinil, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, sensor de estacionamento dianteiro, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, detector de fadiga e multimídia VW Play.
E nova opção topo de linha Exclusive, por sua vez, segue o pacote de equipamentos da Highline, mas com o motor 1.4 TSI, rodas de 18 polegadas, seletor de modos de condução, aerofólio traseiro e acabamento exclusivo.
A previsão da Volkswagen é que as versões TSI, Comfortline e Highline do novo Virtus cheguem às concessionárias da marca no dia 9 de março. Já o novo topo de linha Exclusive desembarca nas lojas depois, embora ainda no primeiro semestre deste ano.
. Virtus TSI manual: R$ 103.990
. Virtus TSI automático: R$ 112.990
. Virtus Comfortline: R$ 121.990
. Virtus Highline: R$ 130.030
. Virtus Exclusive: R$ 144.990