Eis os novos BMW M3 e M4, dois supercarros que, em um "mundo normal", seriam revelados no Salão de Paris, tradicional feira automotiva que aconteceria entre o final desse mês e começo de outubro. Mas hoje o planeta é outro. E justamente por isso a marca alemã revelou as novas gerações da dupla de esportivos pela internet e meios digitais.
Visualmente, ambos utilizam a polêmica grade dianteira do novo Série 4, mas também trazem o charmoso desenho da atual geração das Séries 3 e 4, caracterizado principalmente pela belíssima silhueta. Mecanicamente, as versões mais fortes, chamadas Competition, têm 517 cv e um sistema de tração integral opcional que permite rodar só com força no eixo traseiro - se esta for a escolha do motorista.
Qual a diferença entre os dois? Resumidamente, o M3 é um sedã e o M4 é um cupê, assim como já são as versões convencionais da Série 3 e Série 4 - só que, neste caso, a dupla é preparada pela divisão M de esportivos da empresa bávara. Por ora, somente M3 Competition e M4 Competition foram revelados.
A nova geração dos carros vem com motor 3.0 de seis cilindros em linha, biturbo, com 517 cv e 66,3 kgf.m de torque; câmbio automático de oito marchas com três programações diferentes de trocas e, de série, tração traseira.
Como dito, pela primeira vez na história ambos oferecem, como opcional, um sistema de tração integral - que, assim como no M5, atua nos dois eixos, mas pode jogar toda a força para as rodas traseiras com um diferencial exclusivo: desligar automaticamente os controles de tração, algo bem apropriado para quem quiser praticar drifting.
A suspensão, assinada pela divisão esportiva, é adaptativa e vem com amortecedores eletrônicos. Além disso, a assistência do sistema de direção e os freios especiais também são diferenciados devido à potência bem maior que das versões "civis". Por fim, as rodas podem ter medidas diferentes, de 19" na dianteira e 20" na traseira.
No interior de dois carros nervosos como os BMW M3 e M4, claro, bancos esportivos com formato de concha são o foco. No painel, há várias telas e displays digitais, uma delas responsável pelas configurações de motor, suspensão, direção e freios - são dois modos configuráveis individualmente, além dos tradicionais Road, Sport e Track (pista).
Mas as tecnologias aplicadas nos carros não são puramente pensadas para corridas. Isso porque a dupla também traz uma série de itens de conveniência e conforto - entre os destaques, assistente de manutenção de faixa com corretor; alerta de colisão; piloto automático adaptativo (ACC); GPS e assistente de estacionamento.
Segundo a BMW, os novos M3 e M4 começam a ser vendidos na Europa e nos Estados Unidos em 2021. Com isso, é de se imaginar que as entregas no Brasil devam ficar para o segundo semestre do ano que vem ou começo de 2022.