O novo Honda HR-V vem aí. Nesta semana saberemos suas novidades e você poderá conferir aqui no WM1, na próxima sexta-feira (1º) - assim como também em nossas outras plataformas e redes sociais -, tudo sobre a nova geração do SUV. Vale lembrar que o modelo chegou a ser, por dois anos seguidos (2015 e 2016), o utilitário mais vendido do mercado brasileiro.
Esta nova geração, apresentada no começo do ano passado no Japão, terá desenho completamente diferente do modelo anterior, fabricado em Sumaré (SP) e na Argentina entre 2015 e o começo deste ano. Será maior, terá perfil mais futurista e uma traseira com caimento de teto com estilo próximo ao de um cupê.
Além do visual mais futurista, moderno e alinhado ao novo DNA de design da marca, espere também por mais tecnologias e recursos de segurança. O novo Honda HR-V continuará sendo fabricado na planta de Sumaré (SP), que passou esse tempo se preparando para receber a nova geração do modelo.
Mecanicamente, o carro deverá ter duas opções de motorização - a informação ainda não está confirmada oficialmente pela empresa, mas fontes garantem que ele terá dois tipos de motor 1.5. O primeiro, aspirado, assim como na família City, terá 126 cv e 15,8 kgf.m de torque (o antigo 1.8 tinha 139 cv e 17,4 kgf.m). As mudanças, claro, acontecem graças às novas exigências do Proconve L7.
O segundo, turbinado, é o mesmo utilizado pela versão Touring da geração anterior - e que também passará por alterações por conta das novas leis de emissões. O ajuste, de acordo com fontes, será para que possa entregar mais potência, até porque agora também poderá consumir etanol. Estimamos algo próximo a 177 cv e 24,4 kgf.m - o anterior rendia 173 cv e 22,4 kgf.m.
E nada de HR-V híbrido, portanto. Ao menos é nisso que apostamos, mas a apresentação do carro nesta sexta pode confirmar o que estamos adiantando aqui - ou, quem sabe, surpreender a todos.
Certamente o modelo será bem equipado. O HR-V também deverá receber o pacote de tecnologias semi-autônomas da marca, conhecido como Honda Sensing, que inclui controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência automática, assistente de permanência em faixa e até um sistema de reconhecimento de placas.
Por dentro, aliás, o HR-V brasileiro seguirá o padrão global e trará um visual muito semelhante ao do novo City, com vários elementos idênticos e itens como o ar-condicionado digital. Serão quatro níveis de acabamento - e as versões, de acordo com as fontes, deverão se chamar EX, EXL, Advanced e Touring. As duas últimas serão as equipadas com o motor turbo flex.
O novo Honda HR-V deverá ficar posicionado no mercado em uma faixa de preço abaixo dos R$ 160 mil, valor atual de partida do Toyota Corolla Cross. O objetivo é deixar espaço para que, no ano que vem, a Honda comece a oferecer por aqui o ZR-V, um SUV importado com porte maior que o do HR-V que será feito no Brasil.
O ZR-V, aliás, é a versão global do novo Honda HR-V dos Estados Unidos. Um modelo maior e que troca a base do Fit pela plataforma do Civic de 11ª geração - sedã que, aliás, deve ganhar motorização híbrida no Brasil ainda este ano.
Espere, portanto, valores parecidos com o do Hyundai Creta, que hoje ocupa a faixa dos R$ 120 mil aos R$ 160 mil. Aguarde mais um pouco: na sexta-feira saberemos tudo!