Agora é oficial: a Mini vai reformular sua linha de modelos no Brasil e as novidades já começarão a chegar nos próximos meses.
A confirmação veio do vice-presidente da Mini para as Américas, Mike Peyton, em entrevista feita esta tarde (29/5) no escritório da BMW, dona da Mini, em São Paulo (SP). Ao lado dele estava Arturo Orenday, head da marca na América Latina.
Serão quatro novidades a partir de agora, até a virada do ano. O primeiro modelo a chegar será o SUV Countryman em sua versão 100% elétrica, BEV, chamada de S E.
Um pouco depois virá a nova geração do Mini Cooper S, hatch, com três portas. Mais um pouco à frente, já no último trimestre do ano, o carrinho recebe sua versão 100% elétrica.
Até o final do ano, no mais tardar no início de 2025, é a vez da chegada do Mini Aceman - um SUV compacto que nasceu recentemente para mudar a imagem da marca e peitar Volvo EX30, Kia EV3 e demais crossovers elétricos, entre tantos que existem, que custem entre R$ 200 mil e R$ 300 mil.
Serão, portanto, quatro novidades em cerca de seis meses. Um grande movimento para uma marca que há anos costuma se mexer pouco.
"É a grande oportunidade de termos novos clientes. Afinal, vamos trazer produtos inteiramente novos. O Aceman e a nova família Cooper vêm abrir ainda mais possibilidades para a Mini", explica Peyton.
"O progresso nas Américas, de modo geral, tem sido bom esse ano. Mas, a partir de 2025, será ainda melhor e, com novos lançamentos, esperamos ter um bom crescimento", complementa o executivo.
"Muda muita coisa", garante a dupla de executivos.
"Essa nova geração de carros da Mini está extremamente excitante, sem deixar de oferecer o que nosso consumidor mais gosta, que é aquela sensação de pilotar um kart", afirma Peyton.
"Além disso, as versões 100% elétricas virão com novas baterias, que em alguns casos poderão até dobrar a autonomia se comparados aos modelos atuais", completa Orenday.
Questionados sobre uma possível fabricação local de algum dos novos modelos na planta da BMW em Araquari (SC), por exemplo, a dupla foi enfática e até brincalhona. "We never say never", respondeu Peyton após a pergunta.
Em tradução, "nós nunca dizemos nunca". Peyton quis dizer que a marca está sempre de olho nas movimentações do mercado e que toda ideia é avaliada. "A produção depende da procura. Vamos esperar para ver como vai ser", finalizou.