Os chineses abandonaram os populares e querem mesmo é dominar as faixas mais elevadas do mercado. Depois de BYD, GWM e Seres, em 2024 mais duas marcas chegarão ao mercado brasileiro: Omoda e Jaecoo trarão seus carros para o Brasil.
Uma reportagem da revista Quatro Rodas detalha a estratégia das duas marcas para o mercado local. Ambas são submarcas da Chery, mas chegarão por aqui com operações independentes do grupo Caoa - que, no país, é associada à chinesa.
A primeira a carimbar o passaporte será a Omoda, marca criada em 2022 e que tem uma proposta jovem, mais focada em design e tecnologia. Seu primeiro produto será o Omoda C5, um SUV médio que já foi testado pelos nossos parceiros australianos do Carsales.
No Brasil, o modelo será vendido na versão a combustão (1.5 turbo de 147 cv) e também numa futura variação elétrica, mostrada na China em abril com o nome de C5 e-QUA e que terá uma motorização de 224 cv.
Ainda segundo a publicação, a Omoda também planeja trazer para o mercado brasileiro mais dois modelos, um maior e outro menor que o C5, em variações 100% a combustão, híbridas ou elétricas.
Já a Jaecoo chegará um pouco depois, mas ainda em 2024. A marca é voltada para um público mais sofisticado e oferece atualmente dois SUVs no mercado internacional: o médio de cinco lugares, chamado apenas de "7", e o "9", um modelo de sete lugares maior e mais luxuoso que o Chery Tiggo 8.
O primeiro Jaecoo a chegar ao Brasil será o "7", nas suas variações a combustão (1.6 turbo de 200 cv) e híbrida plug-in (com promessa de autonomia 100% elétrica de mais de 100 quilômetros).
A expectativa é que os produtos das duas marcas sejam oferecidos em uma mesma rede de lojas. A futura nacionalização dos Omoda e Jaecoo também está nos planos dos chineses.