À venda no Brasil desde março, quando foi anunciado por R$ 649 mil, o Porsche Taycan Cross Turismo foi apresentado oficialmente no país na noite desta sexta-feira (1º/10). O segundo modelo elétrico da marca alemã agora tem preço inicial de R$ 685 mil. O valor inclui a instalação do carregador doméstico no local onde o cliente escolher.
Com visual de perua, o Taycan Cross Turismo se diferencia do Taycan pelo teto mais alto e comprido na parte traseira. Com uma proposta mais aventureira, o modelo também conta com suspensão pneumática 2 centímetros mais alta que a da variante cupê de quatro portas.
O elétrico mede 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,40 m de altura e 2,90 m de entre-eixos.
A Porsche informa que a carroceria “familiar” proporciona 3,6 centímetros a mais no espaço entre a cabeça e o teto para os passageiros que viajam no banco traseiro, além de oferecer 514 litros de capacidade de carga útil no porta-malas contra os 447 litros do bagageiro do Taycan. Há ainda um pequeno compartimento dianteiro de 84 litros.
Ainda que a designação Cross Turismo remeta ao uso off-road, seja dotada de tração integral e possa receber um pacote opcional que eleva a altura em relação ao solo em 3 centímetros, a perua não é um carro para se aventurar em estradas de terra e muito menos em trilhas. Elementos inspirados nos SUVs, como as molduras nas caixas de rodas e os racks no teto, são meramente estéticos.
Uma novidade na Taycan Cross Turismo é a existência de um modo de condução exclusivo, inexistente na versão cupê. O Modo Gravel é para ser utilizado quando o motorista tem de dirigir em pisos de baixa aderência.
Assim como o Taycan, o Cross Turismo é movido por dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro. O conjunto entrega 380 cv de potência, mas chega a 476 cv no modo overboost ativado com o controle de largada. O torque é de 51 kgf.m.
Os dados de desempenho informam aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e velocidade máxima de 220 km/h. Segundo a Porsche, a autonomia varia entre 389 quilômetros e 456 km (ciclo WLTP).
A recarga total da bateria de 93,4 kWh leva cerca de nove horas, ou 80% da capacidade em cerca de 22 minutos.