Em destaque no Brasil após anunciar o fechamento de fábricas e o fim das atividades produtivas no país, a Ford vive um momento bem diferente nos Estados Unidos. Em sua terra natal, a marca conquistou dois títulos na premiação do Comitê do Carro do Ano na América do Norte 2021 (NACOTY).
A Ford venceu nas categorias Picape e SUV do Ano, o que deixa claro o seu comprometimento com uma nova estratégia, voltada justamente a utilitários e veículos eletrificados.
Com a nova geração da picape F-150, a Ford superou importantes concorrentes das marcas da FCA, como a Jeep Gladiator e a nervosa RAM 1500 TRX, equipada com motor V8 sobrealimentado de 717 cv e preparação off-road.
Em sua última atualização, realizada no fim do ano passado, a picape da Ford recebeu diversas melhorias voltadas para o uso comercial. Além disso, estreou a motorização híbrida PowerBoost, que certamente pesou na decisão dos jurados.
Na categoria de SUVs, o elétrico Ford Mustang Mach-E venceu o favorito Land Rover Defender, que já havia conquistado prêmios da revista Motor Trend e do programa de TV Top Gear. Outro rival de peso também superado pelo Ford foi o Genesis GV80, SUV da divisão de luxo da Hyundai, que foi bastante elogiado pela mídia especializada nos Estados Unidos.
O prêmio de SUV do Ano tem um significado ainda mais especial para a Ford, uma vez que o Mustang Mach-E é o seu primeiro carro totalmente movido a eletricidade.
Por fim, o prêmio de Carro do Ano ficou, pela segunda vez, com o novo Hyundai Elantra, que é cotado para o Brasil. Segundo os jurados, o visual agressivo, a ampla oferta de motorizações e a estratégia de preços competitivos foram determinantes para a vitória do sedã sul-coreano.