A Ford Ranger teve um excelente desempenho nas vendas no varejo em dezembro de 2024. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados na quarta-feira (8), a picape importada da Argentina foi a segunda caminhonete mais emplacada no último mês do ano passado com 2.343 unidades comercializadas.
Essa foi a primeira vez que a Ranger superou tanto a Fiat Toro quanto a sua arquirrival Toyota Hilux em um mesmo mês.
A liderança, claro, ficou com a Fiat Strada. Absoluta, a pequenina feita na fábrica da marca italiana em Betim, Minas Gerais, obteve 5.225 veículos emplacados, ficando à frente da Ranger com mais que o dobro de emplacamentos. A Toro foi a terceira colocada, logo atrás da picape da Ford, com 2.166 novas caminhonetes comercializadas, e a Hilux a quarta, com 1.946 vendas.
Por serem veículos comerciais leves voltados para o trabalho, as vendas diretas representam o maior volume de emplacamentos. As vendas de caminhonetes no varejo mostram que muitas pessoas já adotam este tipo de veículo como carros de passeio, especialmente pela sua versatilidade. E os números de emplacadas no varejo são constituídos em sua grande maioria pelas versões topo de linha, ou seja, as que têm mais recursos tecnológicos e de conforto similares aos SUVs e sedãs.
Quando olhamos para o acumulado, a Strada aparece novamente livre, leve, solta e soberana no ranking de vendas no varejo com 50.453 emplacamentos em 2024, ainda segundo a Fenabrave.
Logo atrás, com menos da metade de vendas da caminhonete da Fiat, ficou a Hilux (25.133 emplacamentos), e a Toro (23.628). Aqui, a Ranger apareceu somente no quarto lugar (bem atrás da Toro), com 18.875 picapes comercializadas.
No entanto, para 2025, podemos esperar uma Ranger mais próxima de Hilux e Toro, se os números seguirem a tendência dos últimos meses do ano. Clara que Toyota e Fiat deverão promover novidades para suas caminhonetes, mas fato é que a picape média da Ford tem mostrado cada vez mais força no segmento. Seu grande desafio, que hoje parece ser impossível, é encostar na Strada. Será?