A Jeep confirmou nesta quinta-feira (8) os planos de vender um SUV menor que o Renegade. Ele será revelado no Salão de Paris, no dia 17 de outubro, e começa a ser oferecido na Europa no começo do ano que vem. Seu nome será Avenger - tradução de "Vingador", em inglês.
No Brasil, porém, ele deve chegar só entre a virada entre 2023 e 2024 - e confirmar o que já dissemos por aqui. Será o primeiro carro da Jeep com conjunto mecânico totalmente elétrico, mas também deverá ter opção de motorização híbrida.
A base do carro será construída sobre a plataforma e-CMP, da PSA, já utilizada pelos elétricos Peugeot e-2008, DS Crossback E-Tense e Opel Mokka-e. Isso confirma o que o WM1 revelou em março de 2021.
[caption id="attachment_764428" align="alignnone" width="730"]
" width="1900" height="600" data-type="foto_quadrada" srcMobile="https://www.webmotors.com.br/wp-content/uploads/2022/09/08112825/Jeep-Avenger-730x410.jpeg" class="fixedimage size-foto_quadrada wp-image-764428" src="https://www.webmotors.com.br/wp-content/uploads/2022/09/08112825/Jeep-Avenger.jpeg"/> O Jeep Avenger será um SUV menor que o Renegade, e totalmente eletrificado: 100% elétrico ou híbrido[/caption]
Se usar o mesmo conjunto dos modelos que já existem, o Avenger deverá ser alimentado na versão 100% elétrica por um motor de 136 cv posicionado no eixo da frente. Essa força deve ser gerada por uma bateria de 50 kWh.
Mesmo assim esperamos por melhorias, já que a autonomia máxima anunciada para o carro (de 400 quilômetros) é superior aos números da trinca elétrica da Stellantis , que é feita sobre a base e-CMP.
Sabemos que o carrinho - que promete ter cerca de 4 m de comprimento (o Renegade tem 4,23 m) - terá variações híbridas. A informação vem de fontes ligadas à marca, que já trabalham no desenvolvimento desse produto há anos.
Mas ainda não conseguimos confirmar qual será o tipo de conjunto a combustão que será utilizado pelo Avenger. Isso só poderá ser descoberto mais à frente, mesmo depois da apresentação oficial do carro, no mês que vem.
Lá fora, o Avenger será feito na fábrica da Stellantis de Tychy, na Polônia. Em nossa região, ele poderia ser feito em Porto Real (RJ), ao lado do novo Citroën C3, ou mesmo na Argentina, de onde vem o hatch 208 - que também é feito sobre essa plataforma.
Não foi só o Avenger que a Stellantis confirmou nesta quinta. Os planos da Jeep também garantiram mais novidades para que a fabricante possa se tornar "a marca líder de SUVs eletrificados do mundo".
Segundo o comunicado, serão quatro novos veículos com emissão zero na América do Norte e na Europa até 2025 - a empresa quer que 50% das vendas da Jeep nos EUA sejam totalmente elétricas até 2030 e 100% dos emplacamentos no Velho Continente aconteçam dessa forma, até essa mesma data.
Por conta disso, a marca norte-americana mostrou as primeiras imagens de dois SUVs totalmente elétricos - o Recon e um novo Wagoneer, chamado de Wagoneer S. Eles chegarão aos EUA em 2023 e 2024, respectivamente, mas também serão oferecidos ao mercado europeu mais para adiante.