Você viu esta semana aqui no WM1 tudo que já sabemos sobre o Jeep Avenger, futuro SUV compacto da marca que será feito no Polo Automotivo da Stellantis em Porto Real (RJ), sobre a plataforma CMP também usada pela família Citroën C3. Na ocasião, dissemos "o possível 'novo Jeep Renegade'".
Isso significa que assim que o Avenger chegar - provavelmente em meados de 2026 - o Renegade vai "morrer"? Calma, não é bem assim. Mas também é fato que o atual SUV compacto não terá geração 100% nova - afinal, não valeria a pena investir milhões em um projeto com data de aposentadoria já prevista para acontecer. Fizemos nosso trabalho. E descobrimos o que vem por aí.
Assim como em diversos outros casos da indústria - mais recentemente vimos a Nissan começar a fazer isso com o Kicks -, o modelo vai "subir" um degrau. Ou seja, dez anos depois de surgir em nosso mercado (o lançamento foi em março de 2015), O Renegade vai "crescer" de status e encostar no Compass para abrir espaço para a chegada do Avenger.
Em outras palavras, o Jeep Renegade vai evoluir em dinâmica, mecânica e visual para se manter "moderno" por mais algum tempo. Vai passar por um facelift novamente e deve ganhar até conjunto híbrido-leve (MHEV) para também atender às futuras regras de emissões e poluentes.
Fontes ligadas à Jeep garantem que o Renegade manterá o motor T270 1.3 da linha atual, que adotará um sistema híbrido-leve com bateria maior, de 48 Volts, e outros dois pequenos motores elétricos - um vai atuar na caixa de câmbio e o outro, substituir o alternador. Esse conjunto renderá 28 cv de potência e 5,6 kgfm de torque extras.
Tem mais: essas mudanças precisarão ocupar parte do espaço interno, que precisará ser reformulado - portanto são esperados acabamentos inéditos e até novos tipos de grafismos no painel. Com isso, o carro deverá ganhar uma nova central multimídia, totalmente atualizada, e novas e reforçadas listas de itens de série nas versões. Uma delas, a mais cara, deverá manter o sistema de tração 4x4.
Em resumo, a vida do Jeep Renegade no Brasil vai ganhar fôlego extra, diferentemente do que rola com o SUV lá fora. Por quantos anos essas novidades vão aguentar? Isso só o tempo vai dizer...