Diferente do sucesso de Renegade, Compass e Commander, que figuram entre os SUVs mais vendidos do Brasil, o Jeep Grand Cherokee 4xe enfrenta dificuldades no mercado. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o modelo teve apenas 36 unidades emplacadas nos dois primeiros meses de 2025. Em 2024, foram 100 unidades vendidas, um volume modesto para um SUV que ocupa o topo da linha da Jeep e custa R$ 549.990.
O modelo foi lançado no Brasil em outubro de 2023 como a quinta geração do Grand Cherokee. Com proposta híbrida plug-in e um pacote completo de equipamentos, o SUV busca competir no segmento de luxo, mas enfrenta desafios no mercado.
O Grand Cherokee 4xe conta com um motor 2.0 turbo a gasolina e dois motores elétricos, que juntos entregam 380 cv de potência e 64,7 kgfm de torque. Isso faz dele o modelo mais potente da Jeep vendido no Brasil, com velocidade máxima de 206 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.
A bateria de 17,3 kWh permite rodar até 32 km no modo elétrico, um dos diferenciais do modelo.
No design, o SUV mantém a identidade tradicional da Jeep, com faróis full LED, rodas de 20 polegadas e um porte imponente, medindo 4,91 metros de comprimento. O interior aposta em materiais sofisticados, com bancos dianteiros elétricos, ventilados e aquecidos, além de teto solar panorâmico.
A tecnologia também é um dos destaques, com painel digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera 360° e um sistema de som premium Alpine. O pacote de segurança inclui piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de ponto cego.
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