Polo GTS morre para dar lugar ao Nivus GTS

Conforme apurado pelo WM1 desde janeiro, o hatch com apelo esportivo já não está mais no configurador da marca

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Polo GTS morre para dar lugar ao Nivus GTS
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Logo no início do ano, o WM1 anunciou com exclusividade o fim da produção do Polo GTS. O hatch, que é a versão mais cara do automóvel mais vendido do Brasil, tem pegada esportiva e motorização diferenciada em relação às demais versões.

Agora, de forma oficial, o carro não está mais presente no configurador do site da montadora e deixou de ser fabricado. Em nota, a Volkswagen esclareceu que o encerramento da produção da versão está relacionado a uma decisão estratégica. Além disso, a montadora alemã também reforçou o lançamento de produtos como o Nivus GTS, substituto do Polo GTS, além do Jetta GLI e do Golf GLI.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

“A Volkswagen do Brasil confirma o encerramento da produção do Polo GTS, decisão estratégica que visa otimizar sua gama de produtos. Em 2025, a marca segue comprometida com a oferta de opções esportivas no mercado brasileiro, com o lançamento já confirmado dos novos Nivus GTS, Jetta GLI e Golf GTI. Trata-se do resgate da esportividade, com a ampliação do portfólio e alternativas para diferentes clientes e faixas de preço.”

Dessa forma, a versão topo de linha do Polo passa a ser a Highline, que custa R$ 131.650.

Volkswagen Polo GTS dará lugar ao Volkswagen Nivus GTS
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

O que o Volkswagen Polo GTS tem?

Aos fãs do hot hatch, vale dizer que concessionários da marca ainda possuem unidades em estoque, que podem ser adquiridas através da Webmotors, com preços a partir de R$ 147.900.

O Volkswagen Polo GTS é equipado com o motor 1.4 TSI turbo flex, que entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, tanto com álcool quanto com gasolina. A transmissão é automática de seis velocidades, e a tração, dianteira.

Essa configuração proporciona um desempenho interessante: aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos e velocidade máxima de 206 km/h. A performance é complementada por ajustes específicos na suspensão e na direção.

Volkswagen Polo GTS tem modificações exclusivas
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

No design, o Polo GTS se destaca por detalhes exclusivos. A grade dianteira com friso vermelho, o logotipo "GTS", os faróis full LED e as rodas de liga leve de 17 polegadas reforçam seu apelo esportivo. Na traseira, as lanternas escurecidas e o aerofólio completam o visual arrojado.

O interior também traz elementos exclusivos, como bancos esportivos com costuras vermelhas, volante multifuncional revestido em couro e painel digital Active Info Display. Além disso, o hot hatch conta com central multimídia VW Play, ar-condicionado digital, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e assistente de partida em rampas, entre outros itens.

Como será o Nivus GTS?

Vale dizer que a substituição do Polo GTS pelo Nivus GTS não é à toa. A estratégia da marca está relacionada à mudança geral no mercado, que agora demonstra uma preferência maior por SUVs. Para efeito de comparação, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os utilitários esportivos já representam 55,86% das vendas de automóveis em 2025.

Como já adiantado pelo WM1, o Volkswagen Nivus GTS deve, de fato, custar próximo dos R$ 170 mil. Assim como a versão Highline, ele será bem equipado e contará com o pacote ADAS de série, item que hoje é opcional na configuração topo de linha.

Sob o capô, estará o motor 250 TSI, que entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, garantindo um desempenho mais esportivo. A transmissão será automática de seis marchas, a mesma utilizada no Polo GTS.

Segundo fontes ligadas à Volkswagen, o conjunto mecânico será ajustado para proporcionar uma condução ainda mais envolvente, incluindo calibragens específicas para direção, suspensão, motor e câmbio.

O Nivus GTS terá bancos esportivos do tipo concha, reforçando sua proposta mais dinâmica. Além disso, as rodas diamantadas de 18 polegadas terão um design exclusivo, e o modelo contará com um detalhe que destaca sua esportividade: saída dupla de escape, uma de cada lado.

Volkswagen Nivus GTS terá motor 250 TSI de 156 cv de potência
Crédito: André Deliberato/WM1
toggle button

 

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório