O Corolla Cross é a principal surpresa do mercado brasileiro neste início de 2025. Perto do fechamento do primeiro trimestre, o modelo da Toyota é o SUV médio mais vendido do Brasil, e já figura entre os cinco utilitários esportivos mais comercializados, levando em conta todas as categorias. Mas como as vendas do SUV médio decolaram tanto e tão rapidamente, especialmente após um janeiro bastante fraco?
De acordo com fontes ligadas ao mercado consultadas pela equipe de reportagem do WM1, a Toyota passou a adotar uma estratégia muito parecida com a utilizada pela Jeep com o Compass: investir com força em vendas diretas.
Segundo dados oficiais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em janeiro o Corolla Cross teve somente 1.826 carro emplacados e apenas 384 (21% do total) foram para vendas diretas. Em fevereiro, quando surpreendeu o mercado pela primeira vez cravando um total de 5.351 unidades comercializadas, 1.445 (27%) foram no formato de venda direta.
Agora em março, e ainda restando uma semana para o fim do mês, o Corolla Cross tem 3.743 unidades emplacadas e aproximadamente 1.310 (35%) exemplares deste total foram para vendas diretas.
Ainda de acordo com as fontes ouvidas pelo WM1, a configuração de entrada XR é a que está puxando este tipo de comercialização focada em frotistas, locadoras e clientes PcD (Pessoa com Deficiência) agora em março. Atualmente, esta versão de entrada do Toyota parte de R$ 170.690.
Corolla Cross e Compass têm travado um duelo bem equilibrado desde o ano passado - especialmente a partir do segundo semestre, quando o Toyota cresceu em vendas.
No acumulado de 2024, o Jeep foi o SUV médio mais vendido, com 50.055 emplacamentos, e o Corolla Cross ficou em segundo, com 47.796unidades entregues. No entanto, nas vendas no varejo, o Toyota levou a melhor, com 36.983 unidades comercializadas frente 30.081 do Jeep - aliás, neste formato o Compass ficou atrás até mesmo do Caoa Chery Tiggo 7 (30.175).
Já em emplacamentos para vendas diretas, o Compass foi absoluto: registrou 19.974 unidades, contra somente 10.813 do SUV da marca japonesa.