O Toyota Corolla Cross consolidou sua posição como um dos SUVs mais vendidos do Brasil. De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em fevereiro o modelo teve 5.351 unidades emplacadas, e assim garantiu o 2º lugar entre os SUVs - ficou atrás apenas do Volkswagen T-Cross.
No ranking geral de automóveis, o Corolla Cross foi o 5º mais vendido, superado apenas pelos Volkswagen Polo e T-Cross, e pelos Fiat Argo e Mobi.
Apesar do excelente desempenho comercial, as versões híbridas do SUV ainda têm pouca representatividade nas vendas. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), das 5.351 unidades vendidas em fevereiro, apenas 809 foram eletrificadas. A versão mais vendida foi a XRX Hybrid, com 796 unidades, enquanto a XRV Hybrid teve apenas 13 emplacamentos.
O modelo está disponível em versões a combustão e eletrificadas, que dão diferentes opções para os consumidores.
As versões a combustão são equipadas com o motor 2.0 flex de 175 cv de potência e 21,3 kgfm de torque, acoplado a um câmbio CVT com simulação de dez marchas. Estas têm foco mais no desempenho do que no consumo.
Já as versões híbridas têm o motor 1.8 flex de 101 cv de potência e 14,5 kgfm de torque, que atua junto com dois motores elétricos - estes geram 77 cv e 16,6 kgfm extras. Aliados, geram uma potência combinada de 122 cv. O diferencial da versão está na eficiência energética: chega a fazer um consumo médio superior a 17 km/l na cidade.
A presença tímida das versões híbridas nas vendas pode estar atrelada ao preço mais alto e à preferência do público pelo motor 2.0, que entrega mais potência e desempenho nas estradas.
Além disso, como já mencionado em reportagens anteriores no WM1, a forte presença do Toyota Corolla Cross também está aliada ao aumento das vendas diretas. Estas são focadas em frotistas e locadoras, empresas que geralmente dão preferência às versões com preços mais acessíveis.
O desempenho do SUV da Toyota continua forte também neste mês de março. Até o dia 26, os dados parciais da Fenabrave indicam que o modelo mantinha a 5ª posição geral entre os automóveis mais vendidos, atrás de Volkswagen Polo, Fiat Argo, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Onix.
No segmento de SUVs, o Corolla Cross permanece como o 2º mais emplacado, atrás apenas do T-Cross.
Enquanto isso, um de seus principais rivais, o Jeep Compass, que durante anos foi o SUV médio mais vendido do Brasil, tem um desempenho atípico e aparece apenas na 14ª posição geral. Ou seja, atrás até mesmo de modelos menos tradicionais no top 10, como Fiat Fastback e Chevrolet Onix Plus.
Com isso, o SUV japonês se consolida como uma das opções mais desejadas do segmento, mantendo seu bom desempenho no mercado, ainda que suas versões híbridas ainda não tenham a mesma aceitação que as configurações a combustão.